6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Design do Produto

O consumidor e as tendências do design de embalagem para alimentos

The consumer and the tendencies of packing design for food.

Resumo

Os valores e posturas dos consumidores diante dos produtos e de suas respectivas embalagens transformam-se de acordo com as mudanças socioculturais sofridas pela sociedade, determinando novas formas de consumo e definindo novos fatores que determinam as escolhas dos produtos e embalagens.
Palavras-chave:Alimento, embalagem, consumidor

Abstract

The values and positions of the consumers in face of the products and its respective packages change according to the sociocultural changes suffered by the society, determining new forms of consumption and defining new factors that determine the choices of the products and packages.
Keywords:food, package, consumer

Referências bibliográficas

  • BAUDRILLARD, Jean. “A Sociedade de Consumo”. Edições 70. Lisboa, 1995.
  • BAUDRILLARD, Jean. O Sistema dos Objetos. Editora Perspectiva, 1989.
  • Centro de Tecnologia de Embalagens de Alimentos. “Novas Tecnologias de Acondicionamento de Alimentos". ITAL/CETEA. Campinas, 1998.
  • DORFLES, Gillo. “Simbolo, comunicazione, consumo.” Einaldi, 1962.
  • MADI, Luis e MULLER, Manoel & WALLIS, Graham. “Brasil Pack Trends 2005-Tendências da indústria brasileira de embalagem na virada do milênio.” 1ª edição Campinas, SP. CETEA/ITAL, 1998.
  • MALAGUTI DE SOUSA, Cyntia. “Impacto ambiental: parâmetro para o projeto de embalagens – o caso dos plásticos.” FAU/USP, Tese de Doutorado. São Paulo, 2000.
  • MESTRINER, Fábio. “Curso de Design de embalagem básico.” São Paulo, 2000 .
  • MESTRINER, Fábio. “Curso de Design de embalagem avançado.” São Paulo, 2001.
  • PINATTI, Antônio Eduardo. “O desígnio de embalagens de consumo e meio ambiente". Tese de Doutorado FAU/USP. São Paulo, 2000.
  • REVISTA EMBANEWS. Ano XIV, Edição 165. São Paulo, Abril 2004.
  • REVISTA EMBANEWS 2004. Anuário de Fornecedores de Embalagem. São Paulo, 2004.
  • REVISTA PACK. Editora Banas. Ano VII, nº 16. São Paulo, Dezembro 2003. Encarte Especial: 5ª Semana ABRE de Design de Embalagem.
  • REVISTA REPORT. Alimentos & Tecnologia. AnoII, nº 09. São Paulo, Abril 2003.
  • Lilian de Almeida Amaral lilian_amaral@uol.com.br