6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Design Gráfico

As apropriações do vernacular pela comunicação gráfica

The vernacular appropriations by the visual communication

Resumo

Este artigo tematiza a estética vernacular procurando evidenciar aspectos das apropriações no campo da comunicação gráfica pós-moderna. Interessa-nos fazer um resgate crítico daqueles que sinalizam uma nova relação com seu entorno, mostrando-se sensíveis e receptivos aos idiomas, ritmos e artefatos da iconografia vernacular/popular associada às novas tecnologias.
Palavras-chave:Comunicação, vernacular, design gráfico

Abstract

The subject of this work is about vernacular aesthetics, in order to evidence aspects of the appropriations of it in the postmodern visual communication. We can do a critical revision of the designers who use this aesthetics and construct a new relation around them: more sensitive and receptive to the languages, rhythms and workmanships of the vernacular iconography, associated to the new technologies.
Keywords:Communications, vernacular, graphic design

Referências bibliográficas

  • BLACKWELL, Lewis; BRODY, Neville. Gl: new dimensions in graphic design. New York: Rizzoli, 1996.
  • BLAUVELT, Andrew. In and around: Cultures of design and the design of cultures. Emigre, Sacramento (USA): n. 33, p. 2-23, 1995.
  • CAUDURO, Flávio Vinicius. Design Gráfico & Pós-Modernidade. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia. Faculdade de Comunicação Social, PUCRS. Porto Alegre: n. 13, p. 127-139, dez. 2000.
  • CONNOR, Steven. Cultura pós-moderna: Introdução às teorias do contemporâneo. São Paulo: Loyola, 1992.
  • COUPLAND, Ken. Making Faces. How, Cincinnati: v. 13, n. 1, p. 76-83, jan./fev. 1998.
  • FARRELLY, Liz. Herbert Spencer: Traces of man. Eye: The International Review of Graphic Design, London: v. 1, n. 3, p. 64-69, abr./maio 1991.
  • FARIAS, Priscila. Tipografia digital. Rio de Janeiro: 2AB, 2000 a.
  • FARIAS, Priscila. Seu Juca, letrista pernambucano. Tupigrafia. São Paulo: Bookmakers, 2000 b.

  • FARIAS, Priscila. A Arte Tipográfica de Seu Juca & Fragmentos Vernaculares (texto de introdução do calendário). Recife: Congresso da SBDI, set. 2003.

  • FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Nobel, 1995.
  • HALL, Peter; BIERUT, Michel. Tibor Kalman: perverse optimist. London: Booth-Clibborn, 1998.
  • KEEDY, Jeffery. I like the vernacular...not. Looking Closer 2: critical writings in graphic design. New York: Allworth Press and American Institute of Graphic Arts, p. 101-108, 1994.
  • LEON, Ethel. Altas, longas, redondas ou vazadas: Uma mostra das letras populares brasileiras em ensaio fotográfico de Edson Meirelles. Design Belas Artes, São Paulo: publ. Curso de Desenho Industrial da Faculdade de Belas Artes de São Paulo, set. 2000.
  • LUPTON, Ellen. The academy of deconstructed design. Eye: The International Review of Graphic Design, London: v. 1, n. 3, p. 44-63, 1991.
  • LUPTON, Ellen. Mixing messages: graphic design in contemporary culture. New York: Princeton Architectural Press, 1996.

  • MAFFESOLI, Michel. A contemplação do mundo. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995.
  • MORETTO, Paulo. Tipografia brasilis. Reportagem publicada originalmente em PROJETODESIGN, ed. 255, maio 2001. Disponível em: http://www.revprojeto.com.br. Acesso em: 25 out. 2003.
  • NEWLYN, Miles. Missionary font. Disponível em:http://www.emigre.com/EfolMishtml Acesso em março 2002
  • PLAP. Peças gráficas desenvolvidas pelo núcleo de design Nú-dës. Disponível em http://www.nudes.com.br/nubatente/plap. Acesso em: 20 julho 2003.
  • ROCHA, Cláudio; MARCO, Tony. Tupigrafia. São Paulo: Bookmakers, 2000.
  • SCHWARTZ, Christian. The story of Los Feliz. Disponível em: http://www.emigre.com/EF.feature.php?di=102. Acesso jun. 2003.
  • VENTURI, Robert; IZENOUR, Steven; SCOTT BROWN Denise. Aprendiendo con Las Vegas. Barcelona: Gustavo Gili, 1998.
  • WALTON, Roger. Typographic: Three global vision. London: Castle House, 1998.