6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Semiótica em Design

Aventuras visuais no Brasil Barroco: um ensaio semiótico sobre um ensaio gráfico

Visual Adventures in Baroque Brazil: a semiotic essay about a graphic essay

Resumo

Este ensaio é a primeira tentativa de uma reflexão sobre o role-playing game como um processo de comunicação, onde o suporte e seu design atuam como emissores. O suporte impresso é tratado como narrativa hipermidiática onde os elementos (imagens e textos) atuam como links, abrindo as possibilidades de significação. Espera-se chegar a um design que possibilite e estimule a participação direta dos usuários na sua própria ampliação e reconstrução, caracterizando tais suportes como obras abertas.
Palavras-chave:design gráfico, RPG, semiótica

Abstract

This essay is a first attempt to understand role-playing game as comunication process where the book and it's design act as messengers. The book is seen as narrative hipermidia where the elements act as links to different possibilities of meaning. This way, it's expected to achieve a design that stimulates the users to directly take part on its reconstruction which would turn this book into an open work.
Keywords:graphic design, RPG, semiotics

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