6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Design Têxtil e de Vestuário

O Design do Corpo Vestido no Lugar/Ambiente

The Design of the Dressed Body in Space/Place

Resumo

O texto interpreta o design do corpo vestido e sua discussão poética e processual. O corpo observado na cena contemporânea como instrumento de enfrentamento do ato de vestir, revela uma reflexão social e estética, pois leva em conta o envolvimento do observador e do próprio usuário da roupa ou indumentária.
Palavras-chave:design, corpo, vestir

Abstract

The text is about the shapes of the dressed body and his poetic process. The human body is observed in the contemporary scene as an instrument for the dressing act: it reveals a social and aesthetic reflexion, envolving both the observer and the observed subject.
Keywords:design, human body, clothes

Referências bibliográficas

  • BACHELARD,Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
  • BEYS, Joseph et al. Além dos pré-conceitos: experimentos dos anos 60. Museu de Arte moderna de São Paulo: MAM, 2002.
  • BUENO, MARIA Lucia. Artes Plásticas no século XX: Modernidade e Globalização. São Paulo: Editora Unicamp, 1999.
  • CAMPOS, Gisela Belluzo de . Minimalismo. Aquém e além dos rótulos. 1998.205f. tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
  • CARNEIRO, Beatriz Helena Scigliano Carneiro. Relâmpagos com claror: a construção da vida como obra de arte em Lygia Clark e Hélio Oiticica.2001. 251f. tese.( Doutorado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
  • CASTILHO, Kathia;GALVÃO,Diana. A moda do corpo o corpo da moda. São Paulo: Editora Esfera, 2002
  • CERON, Ileana Pradilha, CARNEIRO,Maria Lúcia Boardmann. Iole de Freitas. Rio de Janeiro: Nova Aguiar, 1998.
  • CLARK, Lygia. Lygia Clark. Rio de Janeiro: Funarte, 1980.(Arte Brasileira Contemporânea)
  • CLARK, Lygia. Lygia Clark e Hélio Oiticica: cartas 1964-1974. Rio de Janeiro:UFRJ, 1996.
  • CARERI, Francesco. Land & Scapes Series: Walkscapes el andar como práctica estética. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.
  • COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
  • COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea: criação, encenação e recepção.(S.I.):Perspectiva, 1998.
  • DOMINGUES,Diana. Criação e interatividade na ciberarte. São Paulo: Experimento, 2002.
  • ECO, Umberto. Psicologia do vestir. Lisboa: Assirio e alvim, 1975.
  • FASHION THEORY : a revista da moda, corpo e cultura, edição brasileira, v. 1, n.2, 2002.
  • FAVARETO,Celso. A invenção de Hélio Oiticica. São Paulo: Edusp, 1992.
  • GOLDBERG, Roselee. Performance - Live art 1909 to the present. New York:Thames and Hudson, 1979.
  • HAENLEIN,Carl. Rebeca Horn.Ostifildern: Istitut für Auslands-beziehungen, 1993.
  • LAVER, James,CARVALHO,Glória Maria de Mello. A roupa e a moda: uma história concisa. (S.I.): Companhia das Letras, 1989.
  • LEITE, Adriana;GUERRA,Lisette. Figurino: uma experiência na televisão. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
  • LINS, Daniel, GADELHA,Sylvio;org. Nietzsche e Deleuze: que pode o corpo. Rio de Janeir: Relume,2002.
  • MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparências. Rio de Janeiro: Vozes, 1996.
  • MILLIET, Maria Alice. Lygia Clark: Obra-trajeto. São Paulo: Edusp, 1992.
  • MÜLLER, Florence. Arte & moda. São Paulo: Cosac & Naify, 2000.
  • MORAES, Eliane Robert. O corpo impossível. São Paulo: Iluminuras, 2002.
  • SACCÁ, Lucila. Hélio Oiticica: La sperimentazione della libertá. Itália: Campanotto, 1995.
  • POR QUE DUCHAMP? Leituras duchampianas por artistas e críticos brasileiros. São Paulo: Itaú Cultural: Paço das Artes, 1999.
  • SALOMÃO, Waly. Hélio Oiticica: Qual é o parangolé. Rio de Janeiro: Reume – Dumará, 1996.
  • STEIN, Ernildo. Aproximações sobre hermenêutica. Porto Alegre: Edipucrs, 1996.
  • WILSON, Elizabeth. Enfeitada de sonhos. Lisboa: Ed. 70, 1989.