6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Design Informacional

O Design de Evidências Físicas na Construção de Marcas de Serviços

Physical Evidences Design on Service Brand Construction

Resumo

As evidências físicas são uma das alternativas usadas na construção de marca e colaboram na comunicação da diferenciação e da qualidade das ofertas das empresas. Este trabalho, a partir de uma revisão da literatura, propõe elementos orientadores para o design de evidências físicas eficazes em serviços.
Palavras-chave:Tangibilidade, design, percepção

Abstract

The physical evidences are one of the alternatives used on brand construction and to assist companies to communicate their offer differentials and quality. After a literature review, the purpose of this paper is a proposition for the guiding elements for an efficient physical evidences design for services.
Keywords:Tangibility, design, perception

Referências bibliográficas

  • BATESON, J.; HOFFMAN K. Marketing de Serviços, Porto Alegre: Bookman. 2001
  • BAKER, J.; PARASURAMAN, A.; GREWAL, D.; VOSS, G.; The Influence of Multiple Store Environment Cues on Perceived Merchandise Value and Patronage Intentions, Journal Vol. 66, 2002. p. 120-141.
  • BERRY, L.; CARBONE, P.; HAECKEL, H. O consumidor e as experiências. HSM Management Vol. 2, n° 37, 2003. p. 74-79.
  • BONSIEPE, G. Design: do Material ao Digital. Florianópolis: FIESC / IEL, 1997.
  • CZINKOTA, Michael R.; et al.; Marketing: As Melhores Práticas. Porto Alegre: Bookman, 2001
  • ENGEL; BLACKWELL; MINIARD. Comportamento do Consumidor. Rio de Janeiro, LTC, 2000.
  • KRISHNAN, B. & HARTLINE, D. Brandy Equity: is more important in services? Journal of Marketing, vol. 15, n 5, 2001, p.328-342.
  • KOTLER, P. Administração de Marketing. São Paulo: Prentice Hall do Brasil, 2000.
  • KOTLER, P.; HAYES, T. & BLOM P. Marketing de Serviços Profissionais. Barueri: Manole, 2002.
  • LOVELOCK, Cristofer e WRIGHT Lauren. Serviços Marketing e Gestão. São Paulo: Ed. Saraiva, 2002.
  • MONT, O & PLEPYS A. Costumer Satisfaction: review of literature and application to product-service system. International Institute for Industrial Environmental Economics. Lund, Sweden, 2003 in www.iiiee.lu.se
  • MORELLI, N. Designing Product/Service Systems: A Methodological Exploration. Design Issues, vol 18, Num 3, 2002. р. 3-17.
  • MORELLI, N. Product-Service Systems, a perspective shift for designers: A case Study: design of a telecentre. Design Studies 24, 2003. p. 73-99.
  • OKAMOTO, JUN; Percepção Ambiental e Comportamento, São Paulo: IPSIS, 1997.
  • PINE II, Joseph P. e GILMORE, James H. Welcome to the Experience Economy, Harvard Business Review, July – August 1998, p. 97-105.
  • POLYDORO F. A Marca na Multidão, Amanhã, Outubro 2002, p. 30-37.
  • SCHMITT, Bernd H. Marketing Experimental. São Paulo, Livraria Nobel S.A., 2000.
  • WOLFF, Fabiane. Simbolismo no Comportamento do Consumidor: Construindo uma Nova Escala. In ENANPAD, 2002, Salvador (BA). Anais ... Salvador: ANPAD, 2002.
  • ZEITHAML V. A.; BITNER M. J. Marketing de Serviços: A Empresa com foco no cliente, Porto Alegre: Bookman, 2003.
  • ZURLO, Francesco. Una introduzione sul design strategico. Palestra proferida durante o 3º Encontro Ítalo Brasileiro de Design Curitiba, 2003.