6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Gestão em Design

Gestão de Design e Estratégia: modelos aplicáveis

Design Management and Strategy: applicable models

Resumo

Este trabalho pretende abordar definições, significados e emprego de estratégia e relacioná-la ao contexto da gestão de Design, bem como apresentar alguns modelos de design estratégico baseados em estudos de autores como Porter (1986) e Mintzberg (2001).
Palavras-chave:estratégia, modelo de gestão de design, design estratégico

Abstract

This article intends approach strategy definitions, meaning and application, associating design management, in the same way that to present some design strategic models based in authors studies like Porter (1986) and Mintzberg (2001).
Keywords:strategy, design management model, strategic design

Referências bibliográficas

  • BAHIANA, C. A importância do Design para sua empresa. CNI, COMPI, SENAI/DR-RJ, Brasília, 1998.
  • Bain & Company. Ferramentas para o crescimento. HSM Management, São Paulo: n. 43, mar-abr. 2004.
  • KOTLER, P. Administração de Marketing. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 1996.
  • MINTZBERG, H.; QUINN, J. B. O Processo da Estratégia. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
  • MOZOTA, Brigite Borja de. Design Management. Paris: Éditions d'Organization, 2002
  • PEREIRA, L.; et al. Gestão do design nas organizações: proposta de modelo de implementação. Brasília: In Congresso P&D 2002. Anais... Rio de Janeiro: AEnD, 2002.
  • PORTER, M.E. Estratégia competitiva. 7. ed Rio de Janeiro: Campus, 1986.
  • PUERTO, H. B. Estratégias de inovação e design. Rio de Janeiro: In Congresso P&D Design 96 Estudos em Design. Anais... Rio de Janeiro: AEnD,, 1996. p. 13-29
  • RAVASI, D.; LOJACONO, G. A Design-Based Model of Strategic Change. "Unpublished manuscript". Bocconi University. Bocconi, Italy, 2003.