6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Gestão em Design

Análise da inserção do design na indústria

Analysing the insertion of design in the industry

Resumo

Este artigo é uma síntese da pesquisa realizada sobre gestão do design que teve como objetivo analisar o nível de inserção do design e suas transformações no ambiente organizacional do segmento industrial brasileiro de eletrodomésticos de linha branca. Primeiramente foram identificadas empresas que adotavam estratégias voltadas para o desenvolvimento do produto e, a seguir, levantaram-se as atribuições e decisões tomadas pela pessoa responsável pelo design na organização.
Palavras-chave:design, gestão do design, estrutura organizacional

Abstract

This article is a synthesis of a research developed about design management. It was developed with the objective of analysing the insertion of design and its transformations in the organizational environment of the brazilian industries of household equipment. Initially, the estrategies adopted by the companies engaged in the development of the product were identified. Afterwards, it was tryed to identify the atributions and decisions taken by the responsable for design issues in the organization.
Keywords:design, design management, organization structure

Referências bibliográficas

  • BAXTER, Mike. Projeto de Produto. São Paulo: Ed. Edgard Blücher, 2000.
  • BERNSEN, Jens. “12 Principles of Design Management”. Design Management in Practice. Copenhagen, 1987.
  • BLAICH, R. Gerenciamento de Design Global. São Paulo: IESP / CIESP / DETEC / NSI-DI, Philips do Brasil, 1989.
  • BRUCE, Margareth, COOPER, Rachel. Marketing and Design Management. Londres: International Thompson Business Press, 1998.
  • CNI, Programa Brasileiro de Design. Design para a competitividade: recomendações para a política industrial no Brasil. Rio de Janeiro, 1996.
  • __________. Pesquisa “O estágio atual da gestão do design na indústria brasileira, 1998”, Brasília, 1999.
  • DRUCKER, Peter. Managing for the Future. New York: Plume Press, 1993.
  • FERREIRA, Ademir Antônio. Gestão Empresarial: de Taylor aos nossos dias – evolução e tendências da moderna administração de empresas. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.
  • GURGEL, Floriano do Amaral. Administração do Produto. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2001.
  • MAGALHÃES, C. Design Estratégico – integração e ação do design industrial dentro das empresas. CNI-SENAI-CETIQT. Rio de Janeiro, 1997.
  • MEDEIROS, Estevão Neiva de. Análise de aspectos do gerenciamento do design de produtos. Tese de Doutorado em Engenharia de Produção desenvolvida na COPPE / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1996.
  • PAUL. Joseph J. “Performance Metrics to Measure the Value of Design”. Design Management Journal, vol. 11, n. 4, pp. 71-75, 2000.
  • PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1986.