6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Design Gráfico

Imagens e palavras: uma análise da utilização de códigos gráficos no jornalismo televisivo

Images and words: an analysis of the graphic codes in television news

Resumo

Este artigo tem como ponto de partida o design gráfico da notícia desenvolvido para o Jornal Nacional nos últimos vinte anos. A partir da observação destas imagens gráficas, analisamos a constância dos códigos empregados na representação da notícia e a relação entre os signos gráficos e a palavra escrita como expressão jornalística.
Palavras-chave:design gráfico, televisão, imagens

Abstract

This article studies the graphic images used on Jornal Nacional during the last twenty years. By observing these images, we analyze the persistence of the codes employed in television news and the relationship between graphic images and the written word as an expression of television journalism.
Keywords:graphic design, television, images

Referências bibliográficas

  • AUMONT, Jacques. A Imagem. 3ª. ed. Campinas: Papirus, 1993. (Coleção Ofício Arte e Forma).
  • AUMONT, Jacques e MARIE, Michel. Dicionário Teórico e Crítico de Cinema. Campinas: Papirus Editora, 2003.
  • BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1984. 7ª impressão.
  • BARTHES, Roland. O Óbvio e o Obtuso. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1990. 2" impressão.
  • BERGER, John. Modos de Ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
  • FERRARA, Lucrécia D'Alessio. Leitura sem palavras. São Paulo: Ática, 2001. 4ª ed.
  • GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação: a construção biofísica, lingüística e cultural da simbologia das cores. São Paulo: Anna Blume, 2002. 2ª ed.
  • JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. Campinas: Ed. Papirus, 2001. 4ª ed.
  • KRESS, Gunther and VAN LEEUWEN, Theo. Reading Images – The Grammar of Visual Design. USA and Canada: Routledge, 2000. Reimpressão. 288 р.
  • MACHADO, Arlindo. A arte do vídeo. São Paulo: Brasiliense, 1995. 3ª ed.
  • MARTINS, João. Dossiê Gráficos de televisão (I). História dos gráficos na TV. Produção Profissional, São Paulo, p. 48-55, abr. 2002.
  • REZENDE, Guilherme Jorge de. Telejornalismo no Brasil – um perfil editorial. São Paulo: Summus, 2000.
  • SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da linguagem e pensamento (sonora, visual, verbal). São Paulo: Iluminuras, 2001. 431 р.
  • SANTAELLA, Lúcia e Nöth, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2001. 3ª ed.
  • SOUZA, Cláudio Mello E. JN - 15 anos de história. Rio de Janeiro: Rede Globo de Televisão, 1984.
  • TWYMAN, Michael. The graphic presentation of language. Information Design Journal, vol 3(1), 1982, Grillford Ltd. Stony Stratford, Milton Keynes, UK 2-22.
  • TWYMAN, Michael. Using pictorial language: A Discussion of the Dimensions of the Problem. In:DUFTY, T. & WALLER, R., Designing Usable Texts. New York: Academic Press, 1985, ch. 2, 245-312.