6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Semiótica em Design

Design e Mercado: as normas vigentes e suas ideologias

Design and Market: the existent rules and their ideologies

Resumo

Este trabalho pretende fazer uma discussão acerca de como ideologias dominantes constituem e delimitam o objeto a ser consumido, considerando o pressuposto de que a aparência do objeto do design é condicionada pelas funções prioritárias que ele deva desempenhar para satisfazer as necessidades dos usuários.
Palavras-chave:design, aparência e ideologia

Abstract

This work discusses how dominant ideologies establish and delimite the object that will be consumed, considering the pressupposition that the appearance of the design object is conditioned from priority functions that it must fullfill to satisfy the consumer's necessities.
Keywords:design, appearance and ideology

Referências bibliográficas

  • BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda, 2001.
  • BONSIEPE, Gui. Diseño industrial: artefacto e projecto. Madrid: Alberto Corazon Editor, 1975.
  • DE FUSCO, Renato. Projeto. Produção. Venda.Consumo. In: CALÇADA, A.; MENDES, F.; BARATA, M. (coord.) Design em aberto: uma antologia. Portugal: Centro Português de Design, 1993. p.144-161.
  • DENIS, Rafael Cardoso. Design, cultura material e o fetichismo dos objetos. ARCOS. Design, cultura material e visualidade, Rio de janeiro, v.1, número único, p.14-39, out., 1998.
  • ECO, Umberto. Lector in fabula. São Paulo: Perspectiva, 1986.
  • FERRARA, Lucrécia D'Alessio Ferrara. Objeto e valor. Design & Interiores, ano2, n.12, p.123-124, 1989.
  • ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: Editora 34, 1996. v.1.
  • LÖBACH, Bernd. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Ed. Edgard Blücher, 2001.
  • QUÉRÉ, Louis. Des mirroirs équivoques: aux origines de la communication moderne. Paris: Aubier Montaigne, 1982.
  • SANTAELLA, Lúcia. O homem e as máquinas. In: SANTAELLA, Lúcia. Cultura das mídias. São Paulo: Experimento, 1996. p.195-207.