6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Design do Produto

Criatividade e Técnicas de Conclaves aplicadas às etapas da metodologia de projeto de produto

Creativity and meeting technique applied on product design methodology topics

Resumo

A capacidade criativa tem sido apontada como uma das mais importantes para o desenvolvimento de novos produtos. Entretanto, na área do design, muito pouco tem sido sistematizado, aplicado em atividades acadêmicas e profissionais, publicado, pesquisado. Este artigo procura mostrar uma revisão bibliográfica de técnicas de criatividade e de conclaves aplicadas às etapas do método de projetação em Design
Palavras-chave:criatividade, projeto de produto, metodologia de projeto

Abstract

Creativity area has been pointed as one of the most important for new products development. Only a little have been systematized, published and applied in academics and professional activities. This article try to show a bibliographic revision of creativity techniques applied at meeting and project activities.
Keywords:creativity, product design, design' methodology

Referências bibliográficas

  • KLINK, Amyr. Gestão de Sonhos. Salvador, BA: A Casa da Qualidade, 2000.
  • MT/DNER/IPR. Manual de Técnicas de Conclaves. Sem editora, 1998
  • KELLEY, Tom. A Arte da Inovação. São Paulo: Futura, 2001.
  • ALENCAR, Eunice Soriano de. A Gerência da Criatividade. São Paulo: Makron, 1996.
  • BAXTER, Mike. Projeto de Produto. São Paulo: Edgard Blücher, 1998.
  • BONO, Edward de. Criatividade Levada a Sério. São Paulo: Pioneira, 1996.
  • BONO, Edward de. Novas Estratégias de Pensamento. São Paulo: Nobel, 2000.
  • WHEELER, Jim. Como Ter Idéias Inovadoras. São Paulo: Market Books, 1999.
  • MORAES, Anamaria de;MONTALVÃO, Claudia. Ergonomia Conceitos e Aplicações.Rio de Janeiro: 2AB, 1997
  • FREITAS, Sydney Fernandes de Freitas; ABRAMOVITZ, José. Criativiade e Design. In: Anais do 4° P&D Design. Rio de Janeiro: Revista Estudos em Design, 2000.
  • OSBORN, Alex. O Poder Criador da Mente. São Paulo: 1976.
  • DE MAIS, Domenico. Criatividade e Grupos Criativos. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.