6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Fundamentos Teóricos

A identidade de princípios projetuais no neoplasticismo: o caso gerrit rietveld

The project principles identity in the neoplasticism: the gerrit rietveld affair

Resumo

Gerrit Rietveld defendeu uma estreita relação entre os projetos arquitetônicos e de design de mobiliário no contexto do Neoplasticismo. A análise da cadeira Vermelha Azul e da casa Schröder é essencial para a compreensão do diálogo arquitetura/design neste período e permite identificar a expressão da unidade de uma linguagem.
Palavras-chave:Design, Arquitetura, Unidade

Abstract

Gerrit Rietveld defended a narrow correlation between the projects of architecture and furniture design within the concept of the Neoplasticism. The analysis of the Red Blue Chair and the Schröder House is essential to understand the architecture/design dialogue in that period and enables the identification of a language unity expression.
Keywords:Design, Architecture, Unity

Referências bibliográficas

  • GIEDION, Siegfried. La mecanización toma el mando. Barcelona: Gustavo Gili, 1978, p. 492. (Tradução da autora.)
  • Com relação à casa Rietveld Schröder, Truus Schröder teve os créditos como co-autora divulgados nas revistas De Stijl 6, 10-11 (1924-1925), 160 e L'Architecture Vivante 5 (Outono e Inverno, 1925). Após a institucionalização do modernismo, o nome de Truus Schröder-Schräder foi omitido. Em algumas publicações atuais, como nos artigos de Paul Overy, Schröder voltou a receber tais créditos. OVERY, Paul. The cell in the city. In: Blau, Eve; Troy, Nancy J. Architecture and Cubism. Cambridge: MIT Press, 1997, p. 138, nota 68.
  • KÜPER, Marijke; VAN ZIJL, Ida. Gerrit Th. Rietveld – the complete works – 1888 - 1964. Utrecht: Central Museum, 1992.KÜPER e VAN ZIJL, p. 74.
  • PIGNATARI, Décio. Semiótica da arte e da arquitetura. São Paulo: Cultrix, 1981, p. 101.
  • VAN ZIJL, Ida. The relevance of Schröder house in Rietveld's work. In: MULDER, Bertus; VAN ZIJL, Ida. Rietveld Schröder House. New York: Princeton Architectural Press, 1999, p. 45.
  • ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna – Do iluminismo aos movimentos contemporâneos. [Tradução: Denise Bottmann e Federico Corotti]. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 409.
  • Muitas outras concepções de mobiliário confirmaram a possibilidade de ajustes ao corpo humano, como foi o caso da Chaise-longue de Corbusier, Perriand e Jeanneret, alguns anos depois.
  • ARGAN, op. cit. p. 409.
  • ARGAN, op. cit., p. 289.
  • ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna – Do iluminismo aos movimentos contemporâneos. [Tradução: Denise Bottmann e Federico Corotti]. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
  • BROWN, Theodor. The work of G. Rietveld architect. Utrecht: A. W. Bruna & Zoon, 1958.
  • DE FUSCO, Renato. La idea de arquitectura. Barcelona: Gustavo Gili, 1976.
  • FRIEDMAN, Mildred. De Stijl: 1917-1931 – Visiones de Utopía. Madrid: Alianza Editorial, 1986.
  • GIEDION, Siegfried. La mecanización toma el mando. Barcelona: Gustavo Gili, 1978.
  • KÜPER, Marijke; VAN ZIJL, Ida. Gerrit Th. Rietveld – the complete works – 1888 - 1964. Utrecht: Central Museum, 1992.
  • MULDER, Bertus; VAN ZIJL, Ida. Rietveld Schröder House. New York: Princeton Architectural Press, 1999.
  • OVERY, Paul. Carpetering the classic: a very peculiar practice. The furniture of Gerrit Rietveld. Journal of Design History, vol. 4, No. 3. Oxford University Press, 1991.
  • PIGNATARI, Décio. Semiótica da arte e da arquitetura. São Paulo: Cultrix, 1981.
  • VAN ZIJL, Ida. The relevance of Schröder house in Rietveld's work. In: MULDER, Bertus; VAN ZIJL, Ida. Rietveld Schröder House. New York: Princeton Architectural Press, 1999.