6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Ensino e Pesquisa

Uma Ação Propedêutica Para o Projeto de Conclusão de Curso em Design.

A Preliminary Study Action For The Course Conclusion Project in Design.

Resumo

Descreve uma intenção pedagógica junto ao curso de Desenho Industrial/Unesp-Bauru, em determinar a diferenciação dos conceitos Projeto Comercial e o Projeto de Pesquisa. Propõe uma reflexão que atribua aos projetos de conclusão de curso em Design, importância mais ampla na geração e produção do conhecimento.
Palavras-chave:Ensino, Projeto, Design

Abstract

It describes a pedagogical intention close to the course of Desenho Industrial/Unesp-Bauru, in determine the Commercial concepts Project differentiation and the Research Project. It proposes a reflection that attribute to the course conclusion projects in Design, wider importance in the knowledge generation and production.
Keywords:Teaching, Project, Design

Referências bibliográficas

  • DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Editora Atlas S/A, 2000. cар. 1-3, 209 р.
  • DEMO, P. Mitologias da avaliação. Campinas: Autores associados, 1999. 180 р.
  • FURTADO, C. Em busca de novo modelo: Reflexões sobre a crise contemporânea. São Paulo: Editora Paz e Terra S/A, 2002. сар.5, 101 р.
  • GUILLERMO, A. Design: Do virtual ao digital. São Paulo: Rio Books e Demais Editora, 2002. Cap.5, 110 р.
  • JASPERS, K. Introdução ao pensamento filosófico. São Paulo: Editora Cultrix. 1965. cар.3, 148 р.
  • MANZINI, E., VEZZOLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis. São Paulo: EDUSP, 2002. сар.1, 355 р.
  • SANTOS, M. Por uma outra globalização. São Paulo: Editora Record, 2003. сар.3, 174 р.
  • SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez Editora, 2003. 311 р.