6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Ensino e Pesquisa

Paradigma Quase Intransponível

Paradigm Almost Unsurmountable

Resumo

Este artigo tem o objetivo de identificar no sistema de ensino em Design na universidade uma característica de complexidade no que tange os conceitos de design social e design para a sustentabilidade.
Palavras-chave:Design Social, Design Sustentável, Ensino/Pesquisa

Abstract

This article intend to identify inside the design education system at the University a complex characteristc in relation of concepts of Social Design and Design for Sustainability.
Keywords:Social Design, Sustainability Design, Research

Referências bibliográficas

  • CAPOBIANCO, João Paulo. PROAONG, Programa Estadual de Apoio às ONGs. Governo do Estado de São Paulo. Secretaria do Meio Ambiente. São Paulo, 1998.
  • CAPRA, Fritjof. As conexoões ocultas: ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix, 2002.
  • Entendendo o Meio Ambiente. Governo do Estado de São Paulo. Secretaria do Meio Ambiente. São Paulo, 1997.
  • FARIA, Alessandro dos Santos, MARINHO, Augusto. Crustáceos Urbanos. In P&D Design, Brasília, 2002.
  • FELDMANN, Fábio. Consumo Sustentável. Governo do Estado de São Paulo. Secretaria do Meio Ambiente. São Paulo, 1998.
  • FIEDLER-FERRARA, Nelson. O pensar complexo: Construção de um novo paradigma. XV Simpósio nacional de Ensino de Física. Curtiba, Paraná, 2003.
  • MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo (2002). Desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: EDUSP.
  • MARGOLIN, Victor (a). Design for a sustainable world. In MARGOLIN, Victor. The politcs of the artificial: essays on design and design studies. Chicago and London: The University of Chicago Press, 2002, p. 92-105.
  • MARGOLIN, Victor (b). Expansion or sustainability: two models of development. In MARGOLIN, Victor. The politics of the artificail: essays on design and design studies. Chicago and London: The University of Chicago Press, 2002, p.78-91.
  • MORIN, Edgar. A Cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
  • MORIN, Edgar. Os setes saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.
  • SANTOS, Renato P. dos. Transdisciplinaridade: o congresso da Arrábida. Disponível em: . acessado em 19/11/2003.