6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Ensino e Pesquisa

Interatividade, interface e o novo paradigma do design de modulação.

Interaction, interface and the new paradigma's design of modulation.

Resumo

Trata-se de investigar a natureza e a importância da interatividade nos dispositivos comunicacionais digitais organizados em rede. Mostrar os fundamentos e as influências do design de interface na estruturação da informação nestes sistemas, concluindo na criação de um novo paradigma para o design: o design de modulação.
Palavras-chave:Design, interface, modulação

Abstract

It is treated to investigate the nature and the importance of the interaction in the digital comunications devices in net. To show to the beddings and the influences of design of interface in the structure of the information in these systems, concluding in the creation of a new paradigm for design: design of modulation.
Keywords:Design, interface, modulation

Referências bibliográficas

  • BAIRON, Sérgio. Interdisciplinaridade. Educação, história da cultura e hipermídia. São Paulo: Futura, 2002.
  • BAIRON, Sérgio e PETRY, Luís Carlos. Hipermídia: Psicanálise e História da Cultura. São Paulo: EDUCS e Editora Machenzie, 2000.
  • BEIGUELMAN, Giselle. O livro depois do livro. São Paulo: Editora Peirópolis, 2003.
  • BONSIEPE, Gui. Del Objeto a la interfase: mutaciones del disenõ. Buenos Aires: Ediciones Infinito, Cicero Publicidad SA, 1999.
  • BONSIEPE, Gui. Interface an approach to design. Londres: Jan Van Eyck Akad., 1999.
  • CARD, Stuart, MACKINLAY, Jock D. e SHNEIDERMANN, Ben (editores). Readings in Information Visualization: Using Vision to Think. São Francisco, Morgan Kaufmann Inc., 1999.
  • CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 2ed. Tradução de Roneide Venancio Majer. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
  • COSTA, Rogerio da. A Cultura Digital. São Paulo: Publifolha, 2ed. 2003.
  • DAVENPORT, Thomas H. e PRUSAK, Laurence. Working Knowledge. Harvard: Harvard University Press, 1998.
  • DELVIN, Keith. Infosense: Turning information into knowledge. Nova York: W. H. Freeman & Company, 1999.
  • DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. Tradução: Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, 1974.
  • DELEUZE, Gilles, Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
  • DELEUZE, Gilles. A Dobra. Leibniz e o Barroco. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. Campinas, SP: Papirus, 1991.
  • GOODY, Jack. The Interface Between the Written and the Oral. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.
  • JENSEN, Jens F., “Interactivity – Tracking a New Concept in Media and Communication Studies", in: MAYER, Paul (ed.). Computer Media and Communication. Oxford: Oxford University Press, 1999.
  • JOHNSON, Steve. Cultura de Interface. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
  • KELLY, Kevin. Out of Control: The new biology of machines, social systems and the economic world. New York: Perseus Publishing, 1995.
  • KLEIN, Gary. Sources of Power – How People Make Decisions. Cambridge: MIT Press, 1999.
  • LEÃO, Lúcia (org.). Cibercultura 2.0. São Paulo: U.N.Nojoso Editora, 2003.
  • LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
  • LÉVY, Pierre. O que é o virtual? . Tradução de Paulo Neves. São Paulo: editora 34, 1996.
  • MITCHELL, W., City of bits, Space, Place and the Infobahn, Massachusetts:MIT press, 1995.
  • OSWALD, David. Sound in Interface. Tese (CD-ROM). Design Department, Univ. of Applied Sciences (FH), Colônia, 1996.
  • NIELSEN, Jacob. Designing Web Usability. Indiana: New Riders Publishing, 1999.
  • PARTRIDGE, Allen. Real-Time Interactive 3D Games. Indianapolis: Sams, 2001.
  • PEIRCE, Charles S. Semiótica. São Paulo:Editora Perspectiva, 1977.
  • SANTAELLA, Lúcia. Cultura das mídias. São Paulo: Editora Experimento, 2000.
  • SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da Linguagem e Pensamento – sonora visual verbal. São Paulo: FAPESP e Editora Iluminuras, 2001.
  • SIMONDRON, Gilbert. L'individu et sa genèse physico-biologique. Paris: PUF, 1985.
  • STAFFORD, Barbara. Visual Analogy – Consciousness as the Art of Connecting. Cambridge Massachusetts: MIT Press, 1999.
  • THOMPSON, John. A mídia e a modernidade. Uma teoria social da mídia. Petrópolis. Vozes, 1998.
  • WINOGRAD, Terry (ed.). Bringing Design to Software. Nova York, Addison-Wesley Publishing Company, 1996.