6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Ergonomia do Produto

Considerações sobre produtos destinados ao uso no trabalho

About products used in work environment

Resumo

Este artigo trata da relação de entre os conceitos de Funções do Produto e Estressores Psicossociais e efeitos de sua interação quanto a produtos utilizados no ambiente de trabalho. Argumenta que a percepção dos trabalhadores quanto à qualidade estética e simbólica de diversos produtos pode ser associada a estresse no trabalho.
Palavras-chave:Ergonomia do Produto, Funções do Produto, Estressores Psicossociais

Abstract

This paper focuses on Product Functions and Psychosocial Factors concepts and their interaction effects in quality perception related with products used in work environment. It's argued that workers perception concerning aesthetic and symbolic quality of some products may be related with job stress.
Keywords:Product Design, Product Functions, Psychosocial Factors

Referências bibliográficas

  • BONSIEPE, G. Design: do material ao digital. FIESC/IEL: Florianópolis, 1997.
  • CARAYON, P., LIM, S-Y. Psychosocial Work Factors. In: KARWOWSKI, W., MARRAS, W.S. (ed) The Occupational Ergonomics Handbook. CRC: London, p. 275-283, 2000.
  • GOMES, Luiz Vidal Negreiros - Criatividade: projeto, desenho, produto. Santa Maria (RS): sCHDs, 2001.
  • GRANDJEAN, Etienne. Manual de Ergonomia. Bookman: Porto Alegre, 1998.
  • GUIMARÃES, L. B. M. Ergonomia de Processo 2. (Ergonomia: Série Monográfica). UFRGS: Porto Alegre, 2000.
  • GUIMARÃES, L.B.M; FISCHER, D.; DINIZ, R.; VAN DER LINDEN, J. C. S.; PASTRE, T. M.; KΜΙΤΑ, S. F.: CALEGARI, A. Identificação de demanda ergonômica em setores do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (Relatório Técnico) Porto Alegre: LOPP/PPGEP/UFRGS, 2000.
  • HUBKA, Vladimir, EDER; W. Ernst. Theory of Technical Systems: A Total Concept Theory for Engineering Design. Springer-Verlag: Berlin, 1988.
  • JORDAN, Patrick W. Designing Pleasurable Products: an introduction to the new human factors. London: Taylor and Francis, 2000.
  • KOTLER, Philip. Administração de Marketing. Prentice Hall: São Paulo, 10 ed, 2000.
  • LÖBACH, B. Diseño Industrial: Bases para la configuración de los productos industriales. Gustavo Gili: Barcelona, 1981
  • MASLOW, A. Motivation and Personality. Harper and Row: New York, 2. ed., 1970.
  • MCCORMICK, Ernest J. Ergonomia: Factores humanos en Ingenieria e Diseño. Gustavo Gili: Barcelona. 1980.
  • MORAES, Anamaria de ; MONT´ALVÃO, Cláudia. Ergonomia: conceitos e aplicações. 2AB: Rio de Janeiro, 1998.
  • NORMAN, Donald A. Emotion & Attractive. Interactions, Jul-Aug 2002, p. 36-42.
  • ROOZEMBURG, N.F.M.; EEKELS, J. Product Design: Fundamentals and Methods. John Wiley & Sons: Chichester: 1995.
  • SCHEELE, Marcel. - The functions of technical artifacts: where the users come into play. Documento da Internet disponível em http://www.mscheele.nl/professional/courrentresearch/publications/Publicationfiles/2002 (Recuperado em 05/08/2002).
  • SWANSON, N.; SAUTER, S.L. Psychosocial Factors and Musculoskeletal Disorders in Computer Work. In: KARWOWSKI, W., MARRAS, W.S. (ed) The Occupational Ergonomics Handbook. CRC: London, p. 1813-1819, 2000.