6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Comunicação em Design

O Design e a Pós-Modernidade: Reflexões

The design and the postmodernism: reflexions

Resumo

O trabalho propõe algumas reflexões concernentes ao design, no sentido da comunicação e das imagens, face à pós-modernidade. Subdivide-se em três aspectos: o design e a comunicação, o design e a desconstrução e a questão presenteísta no processo de criação. Correlaciona a teoria da Gestalt e sua interface na pós-modernidade.
Palavras-chave:design, pós-modernidade, criação

Abstract

The paper proposes some reflexions concerned to design, in the sense of communication and images, towards postmodernism. There are 3 subdivision aspects: the design and the communication, the design and the deconstruction and the presenteist issue along the creation process. It correlates Gestalt's theory and his postmodernism interface.
Keywords:design, postmodernism, creation

Referências bibliográficas

  • AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas, SP: 2001.
  • BARBERÁ, Elisa López e Knappe, Pablo Población. A Escultura e a Psicoterapia. São Paulo: Ágora, 1997.
  • CHAMPIGNEULLE, Bernard. A “Arte Nouveau”. São Paulo: Editora Verbo e EDUSP: 1976.
  • FOUCAULT, Michel. Nietche, Freud e Marx. São Paulo: Princípios: 1977.
  • GRUSZYNSKI, Ana Cláudia. Design Gráfico: do invisível ao ilegível. Rio de Janeiro: 2AB, 2000.
  • LUPTON, Ellen e MILLER, J. Abbot. Design writing research: writing on graphic design. In: GRUSZYNSKI, Ana Cláudia. Design Gráfico: do invisível ao ilegível. Rio de Janeiro: 2AB, 2000.
  • MAFFESOLI, Michel. L'Instant éternel, Paris: Éditions Denoël: 2000.
  • MAFFESOLI, Bruno. No Fundo das Aparências. Petrópolis, R.J.: Editora Vozes, 1996.
  • MUNARI, Bruno. “Design e Comunicação Visual”, São Paulo:Martins Fontes: 1977.