6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Metodologia do Projeto

Uma experiência pedagógica em Design

A pedagogical experience in Design

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência pedagógica em que, lançando mão dos cadernos de anotações - ou de registro - desenvolvemos um projeto de produção de cartazes. Como resultado, apresentamos algumas reflexões sobre a importância da adoção de elementos norteadores para a proposição de novos discursos e do reconhecimento de processos pessoais de criação.
Palavras-chave:design, ensino, metodologia, criação

Abstract

This work presents a pedagogical experience, that using of notebook of notation (or registers), we develop a project for the production of posters. As result, in this work, we speak about the importance of de method of the designer's creative production and the recognition of de personal processes of creation.
Keywords:design, teaching, methodology, creation

Referências bibliográficas

  • HOMEM DE MELO, Chico. Os desafios do designer. São Paulo: Edições Rosari, 2003.
  • LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes Editora, 1999.
  • PEIRCE, C.S. CP: 5185
  • PIGNATARI, Décio. Informação, Linguagem, Comunicação. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
  • SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento. Editora Iluminuras, 2001.
  • WOLLNER, Alexandre. Textos recentes e escritos históricos. São Paulo: Edições Rosari, 2002.
  • VALERY, Paul. Variedades. Editora Iluminuras, 1991.