6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Gestão em Design

Gestão do Design em Lavanderias de Beneficiamento

Design Administration in Processing Laundries

Resumo

O Objetivo deste trabalho é estudar a gestão do design como diferencial para o desenvolvimento das atuais lavanderias de beneficiamento considerando-a como vantagem competitiva para esta categoria de empresa e sendo este o meio de alcançar maior eficiência nos processos, ritmos de trabalho, estocagem das matérias-primas, qualidade e disponibilidade das informações.
Palavras-chave:Gestão, Design, Lavanderia

Abstract

The purpose of this paper is to study the administration of design as a differential for the development of current processing laundries taking it into account as a competitive advantage for this category of enterprise as well as it being the means to achieve more efficiency in the processes, work rhythms, storage of raw materials, quality and availability of information.
Keywords:Administration, Design, Laundry

Referências bibliográficas

  • BONSIEPE, Gui. Design: do material ao digital / Gui Bonsiepe (tradução de Cláudio Dutra). Florianópolis: FIESC/IEL, 1997 р. 21, 23, 28.
  • PEREIRA, Ricardo Oliveira. Gestão do conhecimento – fatores de sucesso. Área do conhecimento: Ciência da Computação. Linha de Pesquisa na UTP: Tecnologias Aplicadas a Sistemas de Informação e Conhecimento. Universidade Tuiuti do Paraná. P. 93.
  • PERLE, Heins. Introdução ás técnicas de lavanderia para o enobrecimento de peças confeccionadas. Apoio tecnológico á modernização dos departamento de confecção e acabamento têxteis do SENAI/CETIQT - GTZ. Blumenau. SC. Ficha Bibliot. 667.286 v647.
  • KOTLER, A/Roth, Alexander: Design - a powerful but neglected strategic tool. In: Design at the Crossroad. Center for Interdisciplinary Research in the Arts, Northwestern University, Evanston 1989, 28-31.
  • MAGALHÃES, Claudio Freitas. Design estratégico; integração e ação do design industrial dentro das empresas. Rio de janeiro, SENAI/DN, SENAI/CETIQT, CNPq, IBICT, PADCT, TIB, 1997. 32p.
  • WOLF, Brigitte. O Design Management como fator de sucesso comercial (1998: Florianópolis, Santa Catarina). Gestão do design - Design Management como fator de sucesso comercial Florianópolis/SC: IEL – Abipti - Programa Catarinense de Design, 1998 25р.
  • ERHARDT, Theodor. Curso técnico têxtil: física e química aplicada, fibras têxteis, tecnologia; de autoria de Theodor Erhardt (e outros) São Paulo, EPU, 1975-1976 3v.
  • AMBRÓSIO, Vicente. Plano de marketing passo a passo / Vicente Ambrósio. Rio de janeiro: Reichmann & Affonso Editores, 1999. 152p
  • SILVA, Valdinete Lins da. O futuro das Indústrias e o Papel da Universidade no Desenvolvimento Sustentável. Doutora em Química e Professora do Departamanto de Engenharia Química e Química Industrial. Universidade Federal do Pernambuco, 2002.
  • PUERTO, Henry Benavides. Design Industrial e Inovação Tecnológica Coletânea de idéias para construção de um discurso. Programa Bahia Design. IEL/Programa Bahia Design.