6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Gestão em Design

Gestão do design: ferramentas para a aplicação na prestação de serviços em design

Management of design: tools to application in the rendering of services in design

Resumo

Verifica-se que a gestão do design é tratada apenas como uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento de novos produtos. Porém, poucos são os estudos relativos a aplicação dessas mesmas ferramentas no processo que envolve a prestação do serviço de design enquanto atividade fim da empresa, quer individual, quer sociedade comercial.
Palavras-chave:Gestão do Design, Prestador de serviço de design, Planejamento Estratégico

Abstract

It's certified that the design management is treated as a strategically tool for the development to new products. However, few are the studies of the application these same tools in the process that involves the installment of the design service while main activity for the company, individual or commercial society.
Keywords:Design Management, Services lender in design area, Strategic planning

Referências bibliográficas

  • BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 2ª. ed, São Paulo: Ed. Edgard Blücher, 2000.
  • DORNELAS, José Carlos de Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
  • Gestão do Conhecimento/Harvard Business Review; tradução Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: Campus, 2000. pg. 10.
  • GURGEL, Floriano do Amaral. Administração do Produto. 2ª ed. revista e ampliada. São Paulo: Atlas, 2001KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
  • LOVELOCK, Christopher e WRIGHT, Lauren. Serviços, marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2003.
  • MOURA, Alice P. & NICKEL, Daniele Cristine. Gestão de Pessoas. Curitiba: Associação Franciscana de Ensino Superior Bom Jesus, 2002.
  • SANTOS, Flavio Antero dos. O Design como diferencial competitivo. Itajaí: Ed. Univali 2000. pg 73.
  • SLACK, Niegel... |et al. | Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2002.