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6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Faap — São Paulo (SP)
Novembro/2004
Comunicação em Design
Comunicação Visual, Design de Interiores e Urbano
Design Digital e Multimeios
Um Estudo sobre o Design das Representações Gráficas no Site do Sítio do Pica-pau Amarelo
Design do Produto
Design Gráfico
O nascimento do design gráfico: Tipografia ou Futurismo
Design Informacional
Proposta de Identidade Visual e Design da interface para o Projeto da biblioteca de materiais -Materioteca do Centro Universitário Feevale
Design Têxtil e de Vestuário
Moda e estética de Lampião
Eco-Design
Ensino e Pesquisa
Ergonomia Ambiental e de Sistemas
Ergonomia do Produto
Ergonomia e HCI
Ergonomia Informacional
Fundamentos Teóricos
O objeto – imagem como signo da promoção social de consumo
Gestão em Design
A nova objetividade do Desenho Industrial: das necessidades sociais às virtualidades do lucro
História do Design
A evolução da habitação e sua paisagem doméstica
O desenvolvimento do design de bicicletas reclinadas no Brasil
Materiais e Processos em Design do Produto
Metodologia do Projeto
Semiótica em Design
Livro: amor e desafeto
6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Faap — São Paulo (SP)
Novembro/2004
Design Gráfico
Design tipográfico: uma leitura verbo-visual
Typographical design: a verbal visual approach
Resumo
Em um projeto, as palavras podem tornar-se imagens, a tipografia pode ser vista tanto quanto lida, e esse processo cognitivo deve ser expressivamente visual e verbal. Cada letra, antes de qualquer coisa, representa um som, sendo impossível ignorar que os tipos de letras possuem visualmente uma ‘personalidade'. Na elaboração desses projetos verbo-visuais é necessária uma inteligibilidade dessa visualidade. No ambiente social, cultural e tecnológico atual é pertinente a relevância do 'design de texto'. A tipografia possui, assim, uma liberdade com o texto e a palavra impressa, criando provocações na leitura e considerações dessas novas possibilidades no significado. Nesta linguagem comunicacional há uma necessidade de compreender a forma como a tipografia se constrói quando ocorre uma leitura verbo-visual. Na área de design gráfico, tem-se verificado a presença maciça de uma simultaneidade de propostas e uma grande necessidade do novo na utilização das letras em um projeto. Também no momento da criação existe uma maior preocupação com o emprego mais adequado da tipografia, desta forma o design gráfico, em sua história, consolida e constrói caminhos, formula a cada momento novos discursos. O intuito é detectar como a tipografia atua na construção de uma página e de que forma as novas formas de linguagem e os avanços tecnológicos vêm intervir numa sociedade de cultura diversa com muito maior rapidez, nessas novas possibilidades de visualidade.
Abstract
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