6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Semiótica em Design

Adornos pessoais: uma reflexão sobre as representações das relações sociais e o processo de design

Personal ornaments: considerations about the representations of social relations and design

Resumo

O homem como ser social faz uso de variados veículos de expressão e comunicação de suas idéias. Os objetos produzidos pela humanidade, como os adornos pessoais, surgem como suportes das relações sociais e facilitadores de sua existência, aos quais inúmeros usos e significados são atribuídos.
Palavras-chave:Adornos pessoais, alteridade, design

Abstract

Man is a social being and, as such, makes use of various ways to express and communicate his ideas. Within the ample universe of objects created to make his existence easier and inclusively in support of his social relations, we point out personal ornaments, to which different usages and meanings are attributed.
Keywords:Personal ornaments, otherness, design

Referências bibliográficas

  • ATTFIELD, Judy. Wild Things – The material culture of everyday life. Oxford: Berg, 2000.
  • AUGÉ, Marc. O Sentido dos Outros. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.
  • BAXTER, Mike. Projeto de Produto. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 1998.
  • BOMFIM, Gustavo Amarante. Idéias e formas na história do design – uma investigação estética. João Pessoa: Editora Universitária / UFPB, 1995.
  • UFPB, 1995.
  • Metodologia para Desenvolvimento de Projetos. João Pessoa: Editora Universitária /
  • BONSIEPE, Gui. Design do material ao digital. Santa Catarina: IEL/LBDI, 1997.
  • BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. 5ª edição. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.
  • CIPINIUK, Alberto. O Estilo dos artefatos, a história social da arte e a sua contribuição teórica para o desenho industrial. In Estudos em Design / Anais P & D Design. Rio de Janeiro: P&D Design, 1996, pp. 19-23.
  • COELHO, Luiz A L. À sombra do objeto. Comunicarte. Revista de Comunicação e Arte. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (Portugal): Aveiro, dezembro de 2002, pp. 267-272.
  • Tal objeto, tal dono. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da & BASTOS, Liliana Cabral (Orgs.) (2002). Identidades. Recortes Multi e Interdisciplinares. Campinas: Mercado de Letras, 2002, pp. 69 – 81.
  • O objeto na condução narrativa: O caso Ano Passado em Marienbad. In: Anais do Socine 2001 (Quinto Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema). Porto Alegre: UCRS, 2001.
  • DENIS, Rafael. Design, cultura material e o fetichismo dos objetos. In Arcos, volume I. São Paulo: 1998, pp.15-23.
  • FREUD, Sigmund. O Mal-Estar na Civilização. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1997.
  • GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
  • JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. São Paulo: Papirus Editora, 1994.
  • KRIPPENDORFF, Klaus. On the Essential Contexts of Artifacts or on the Proposition that “Design is Making Sense (of Things)”. In. VICTOR, Margolin. Design Discourse: History, Theory, Criticism. Chicago: University of Chicago Press, 1989, pp. 91-109.
  • LABURTHE-TOLRA, Philippe & WARNIER, Jean-Pierre. Etnologia – Antropologia. Petrópolis,: Editora Vozes, 2º edição, 1997.
  • LARAIA, Roque de Barros. Cultura - Um Conceito Antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 13ª edição, 1999.
  • LÖBACH, Bernd. Design Industrial - Bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2000.
  • MACK, John. Ethnic Jewellery. Londres: British Museum Press, 1995.
  • MENESES, Ulpiano Bezerra de. Fontes Visuais, cultura vicual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares. In: Revista Brasileira de História. São Paulo, v.23, nº 45, pp. 11-36, 2003.
  • SAHLINS, Marshall. Ilhas de História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997.
  • SENNETT, Richard. Carne e Pedra. Rio de Janeiro: Editora Record, 2001.
  • STALLYBRASS, Peter. O casaco de Marx – roupas, memória, dor. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2000.
  • TAIT, Hugh. Seven Thousand Years of Jewellery. Londres: British Museum Press, 1997.
  • WOLFF, Janet. A Produção Social da Arte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1982.