6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Design Gráfico

A Sedução da Comunicação Visual: Embalagem do Bombom Sonho de Valsa

The Seduction of the Visual Communication: Packing of the Chocolate Sonho de Valsa

Resumo

A comunicação visual das embalagens tradicionais de mercado em geral são constituídas de uma linguagem baseada em elementos gráficos simples, cores fortes, que chamam a atenção do consumidor e provocam reconhecimento rápido. A reflexão objetiva contextualizar a sedução desse tipo de linguagem visual. A escolha pela embalagem de chocolate do bombom Sonho de Valsa ocorreu por ser considerada a mais reconhecida no imaginário do consumidor, foi o primeiro bombom de chocolate verdadeiramente brasileiro. Inicialmente atendia somente o público feminino, pois o hábito de comer bombons era exclusivamente das mulheres, e se um homem o comprava era para presentear uma mulher. O bombom Sonho de Valsa surgiu em 1938, nesse período seu tamanho era menor, embrulhado em papel-estanho vermelho recoberto com celofane transparente, o rótulo era um selo preto central com o logotipo do produto e o desenho de um violão. A partir de 1942, a indústria Lacta fabricante do Sonho de Valsa decidiu atingir o público masculino, e com isso introduziu algumas modificações, aumentou o tamanho do bombom para ser vendido por unidade, antes sua distribuição no comércio se limitava à bombonniéres, e era vendido por quilo, ampliou sua distribuição para bares, armazéns e outros locais mais populares.
Palavras-chave:sedução, embalagem, tradicional

Abstract

The packings that stay for a long time in the market, without they suffer changes in her visual communication, they are characterized as traditional. The reflection on that type of communication intenciona to point out as a visual language to turn a recognition symbol in the market.
Keywords:seduction, packing, traditional

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