
6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Faap — São Paulo (SP)
Novembro/2004
Comunicação em Design
Comunicação Visual, Design de Interiores e Urbano
Design Digital e Multimeios
Um Estudo sobre o Design das Representações Gráficas no Site do Sítio do Pica-pau Amarelo
Design do Produto
Design Gráfico
O nascimento do design gráfico: Tipografia ou Futurismo
Design Informacional
Proposta de Identidade Visual e Design da interface para o Projeto da biblioteca de materiais -Materioteca do Centro Universitário Feevale
Design Têxtil e de Vestuário
Moda e estética de Lampião
Eco-Design
Ensino e Pesquisa
Ergonomia Ambiental e de Sistemas
Ergonomia do Produto
Ergonomia e HCI
Ergonomia Informacional
Fundamentos Teóricos
O objeto – imagem como signo da promoção social de consumo
Gestão em Design
A nova objetividade do Desenho Industrial: das necessidades sociais às virtualidades do lucro
História do Design
A evolução da habitação e sua paisagem doméstica
O desenvolvimento do design de bicicletas reclinadas no Brasil
Materiais e Processos em Design do Produto
Metodologia do Projeto
Semiótica em Design
Livro: amor e desafeto
6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Faap — São Paulo (SP)
Novembro/2004
Gestão em Design
A nova objetividade do Desenho Industrial: das necessidades sociais às virtualidades do lucro
The new industrial design objectivity: from social needs to the virtuality of profits
Resumo
O Desenho Industrial moderno sedimentou a idéia de que projetos de produto responderiam a necessidades sociais. Esse pressuposto pode ser identificado em relevantes teorias e eventos produzidos até o final do século XX. O artigo assinala que a restauração liberal promoveu uma nova concepção de design alicerçada no pragmatismo econômico.
Funcionalidade, pragmatismo econômico, projeto para o lucro
Abstract
Modern Industrial Design is sedimented on the idea that the design of products would be a response to social needs. This presupposition can be identified in relevant theories and events produced until the end of the XX Century. The paper stresses that the liberal restoration promoted a new design conception, based on the economic pragmatism.
Functionality, economic pragmatism, design for profit
Referências bibliográficas
- PAPANECK, Victor (1971) Diseñar para el mundo real Herman Blume Ediciones, Madrid, 1977, p. 19
- BONSIEPE, Gui ( 1975) Las piruetas del neocolonialismo in Diseño Industrial: Artefacto y proyeto, Milão, Feltrinelle Editora, 195 /207
- BICKNELL, Julian et MCQUISTON, Liz ,( 1977) Design for Need, The Social Contribution of Design , ICSID / Pergamon Press, 1977
- LENGYEL, Stefan (1993) Perfil de una posible instrucción básica para el diseñador industrial in WICK. Rainer (org.). La pedagogía de la Bauhaus. Alianza, Editorial, SA. Madrid, 1993
- UNIDO ICSID ( 1979) Ahmedabad Declaration on Industrial Design for Development, India , 14-24 de janeiro de 1979
- LOEWY, Raimond ( 1955 )Lo feo no se vende. Barcelona, Iberia, 1955
- SPARKE, Penny et alii ( 1987 ) Diseño: Historia en imágenes, Herman Blume, Madrid
- ADORNO, Theodor et HORKHEIMER, Max (1994) Dialética do Esclarecimento- Fragmentos filosóficos, Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 1994, p. 114
- Adesivo “Design dá lucro.” corruptela do lema “Design for profit’ adotado pelo Programa Paraibano de Design (1996 ) fotografado em março de 2004 ( Arquivo do autor)
- NÓBREGA, Christhus (2002) Design dá lucro, Campina Grande, SEBRAE
- JAMESON, Frederic (1985) Marxismo e forma, São Paulo, Hucitec, p 237
- KONDER, Leandro (2002) Ideologia e arte in A questão da Ideologia, São Paulo, p.182