6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Metodologia do Projeto

Contribuições Históricas na Difusão da Ciência e da Tecnologia de Projeto do Produto

Historic Contribution in Diffusion of the Design Science and Technology

Resumo

A análise de diferentes abordagens relativas à metodologia de projeto do produto surge como uma reflexão crítica sobre a difusão da ciência e da tecnologia de projetos. A compreensão de aspectos históricos relativos à ciência e tecnologia de projetos pode contribuir para a conscientização empresarial quanto à importância do investimento em infra-estrutura de gestão do conhecimento, especificamente quanto ao processo de inovação.
Palavras-chave:história, metodologia, projeto

Abstract

The analysis of different approaches of the product design methodology, its general configuration and content, arises as a critical thinking during the diffusion of the design science and technology. This comprehension about the design science and technology allows to the businessman the knowledge management, specifically through the innovation process.
Keywords:history, methodology, design

Referências bibliográficas

  • ASHBY, M. F. Materials selection in mechanical design. Oxford: Pergamon Press, 1992. 311 р.
  • BONO, E. The Importance of Value Design. [2002]. Disponível em: mecanismo de bússola http://www.weforum.org/ a partir da palavra design. Acesso em: 10 de set. 2003.
  • CHESBROUGH, H. W. The Era of Open Innovation. MIT Sloan Management Review, Cambridge, V. 44, n. 3, winter 2002. Disponível em: http://smr.mit.edu/past/2002/winter2002. Acesso em: 21 de julho 2003.
  • CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Checklist sobre a gestão do design. 2003. Disponível em: http://www.cni.org.br/premio-cni/checklist.pdf. Acesso em: 10 de fevereiro de 2004.
  • DE MASI, D. A emoção e a regra. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1999. 419 р.
  • DENIS, R. C. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher, 2000, 330 р.
  • ENGEL, J.F.; BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W. Consumer behavior. Fort Worth: The Dryden Press, 1993. 846 р.
  • EUROPEAN DESIGN FORUM. Desing for history. Disponível em: http://www.eu-design.net/. Acesso em 10 de março de 2004.
  • GOLDENBERG, J.; MAZURSKY, D,; HOROWITZ, R. Inovação no ponto certo. Harvard Business Review Latin America. Santiago, v. 81, n, 3, p. 84-92, mar. 2003.
  • HUBKA V.; EDER, E. Design science. London: Springer, 1996, 250 р.
  • INTERNATIONAL COUNCIL OF SOCIETIES OF INDUSTRIAL DESIGN. Definition of Design. 2004. Disponível em http://www.icsid.org. Acesso em: 15 de março de 2004.
  • KELLEY, T.; LITTMAN, J. A arte da inovação. São Paulo: Futura, 2001. 341 р.
  • KESLER, M.; KOLSTAD, D. & CLARKE, W. E. Third generation R&D: the key to leveraging core competencies. Columbia Journal of World Business, New York, v. 28, n.3, p. 34-44, fall 1993.
  • MONITOR GROUP. Modelo de gestão da inovação. 2003. Disponível em: http://www.monitor.com. Acesso em: 20 de setembro de 2003.
  • NIEMANN, G. Elementos de Máquina. São Paulo: Edgard Blücher, 1971.220 р.
  • PAHL, G.; BEITZ W. Engineering design - a systematic approach. London: The Design Council, 1988. 397 p.
  • ROGERS, D. M. A. The challenge of fifth generation R&D. Research Technology Management, New York, v. 39, n.4, p. 33-41, july-aug. 1996.
  • ROBERTS, J. M. O livro de ouro da história do mundo. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.STRICKLAND, C. Arte comentada: da pré-história ao pós-moderno. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999, 198 p.
  • ROUSSEL, P. A.; SAAD, K. N.; BOHLIN, N. Pesquisa e desenvolvimento. São Paulo: Makron Books, 1992. 198p.
  • SAMPAIO, R. Arte e ação do PDV. About, Rio de Janeiro, v. 14, n. 762, p. 20-24, abril 2004.
  • SUH, N. P. The design process. Oxford: Oxford University Press, 1990, 400 р.