6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Ensino e Pesquisa

Design, ensino e universidade: naturezas interdisciplinares

Design, education and university: interdisciplinaries essences

Resumo

Este artigo é uma síntese de reflexões decorrentes de algumas experiências relacionadas ao ensino de Design. Tais reflexões, orientadas por teorias pedagógicas, fundamentam as relações do ensinar e aprender e são contextualizadas na realidade do ensino de Design, buscando enfatizar as peculiaridades desta ação e dos indivíduos nela envolvidos.
Palavras-chave:ensino, subjetividade, interdisciplinaridade

Abstract

This article is a synthesis of current reflections about some experiences related to the Design teaching. These reflections, leaded by pedagogical theories, bases the relationships between teach and learn and got context in the Design teaching reality, emphasizing the peculiarities of that action and subjects involved on it.
Keywords:teaching, subjectivity, interdisciplinarity

Referências bibliográficas

  • BOMBASSARO, L. C. As fronteiras da epistemologia. Petrópolis: Vozes, 1992.
  • COUTO, R. M. S. Movimento Interdisciplinar de designers Brasileiros em Busca de Educação Avançada. Tese de doutorado, Departamento de Educação, PUC-Rio, 1997, 246 р..
  • FAZENDA, I. C. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro. São Paulo: Loyola, 1979.
  • Interdisciplinaridade – Um Projeto em Parceria. São Paulo: Loyola, 1993.
  • JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e Patologia do Saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
  • LEWIN, K. Princípios de Psicologia Topológica. São Paulo: Cultrix, 1973.
  • CONGRESSO DE LOCARNO. PROJETO CIRET-UNESCO, 1997. Que universidade para o amanhã? Em busca de uma evolução transdisciplinar. Universidade. Locarno, Suíça. Disponível na Internet: .
  • OLIVEIRA, F. M. Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade e Teologia, 2000. Disponível na Internet:
  • RIBEIRO, F. N. F. Práticas Pedagógicas em cursos de graduação em design: um estudo de caso. Dissertação de mestrado, Departamento de Artes & Design, PUC-Rio, 2002.
  • ROSA, J. G. Grande Sertão Vereda. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. 32ª ed.
  • WILMER, C. Modelos na aprendizagem matemática. Dissertação de mestrado, Departamento de Matemática, PUC-Rio, 1976.
  • Trabalho e desemprego: uma tentativa de entendimento. Tese de doutorado, Departamento de Educação, PUC-Rio, 2002.