6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Ensino e Pesquisa

A interação entre as ciências para a pesquisa em design

The interaction between sciences for design's research

Resumo

O presente artigo trata das relações existentes entre os vários ramos da ciência, em especial das ciências naturais, com outras fontes de conhecimento, como a filosofia e as artes. Como o design se situa, ou pode se situar, entre estes extremos da produção intelectual humana.
Palavras-chave:design, ciência, pesquisa

Abstract

The present article treat that relationships exists between the diverse science branches, especially on natural sciences, with another knowledge sources, like philosophy and arts. How the design situates or can be situated, between these extremes of intellectual human proceeds.
Keywords:design, science, research

Referências bibliográficas

  • DENNETT, Daniel. C. A perigosa idéia de Darwin: a evolução e os significados da vida. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
  • FREIRE-MAIA, Newton. A ciência por dentro. Petrópolis: Editora Vozes, 1995.
  • GLEISER, Marcelo. A dança do Universo: dos mitos de criação ao Big Bang. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
  • GOMBRICH, Ernst. H. Arte e ilusão: Um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
  • GOMBRICH, Ernst. H. Meditações sobre um cavalinho de pau. São Paulo: EDUSP, 1999.

  • HORGAN, John. O fim da ciência: uma discussão sobre os limites do conhecimento científico. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
  • INSTITUTO BIOLÓGICO DE SÃO PAULO – SABIO. Mendel. 2001. Disponível em: http://www.geocities.com/~esabio/Mendel1.htm. Acesso em: 10 jul. 2003.
  • MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
  • PELLEGRINO, Hélio. A burrice do demônio. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.
  • PENROSE, Roger. O Grande, o pequeno e a mente humana. São Paulo: UNESP, 1998.