6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Comunicação em Design

Design de Interfaces Co-evolutivas Para a Criação Artística em Dança

Co-Evolutionary Interfaces Design to Artistic Creation in Dance

Resumo

Resumo: Esta comunicação tem por objetivo apresentar e discutir o conceito de interfaces co-evolutivas, desenvolvido aqui como uma estratégia evolutiva para os processos de comunicação entre homem-máquina. E nesse sentido provocar a reflexão sobre o design de interfaces como o elemento de subsídio e fundamentação para as criações dessas interfaces.
Palavras-chave:design, interfaces, co-evolução

Abstract

Abstract: This paper aims to present and discuss the co-evolutionary interfaces concept, developed here as a evolutionary estrategy to communication process among human-machine. And thus to provoke the reflexion about the interfaces design as the element of subsidy and fundamentation to creation of these interfaces.
Keywords:design, interfaces, co-evolution

Referências bibliográficas

  • GREINER, Christine; KATZ, Helena. Corpo e processos de comunicação. In: Revista Fronteiras – Estudos Midiáticos. 2001. Vol. III n° 2.
  • NICOLELIS, Miguel A. L.; CHAPIN, John K. Controlando robôs com a mente. In: http://www2.uol.com.br/sciam (Scientific American Brasil on-line. 2002. v.6).
  • DOMINGUES, Diana. A arte no século XXI - A humanização das tecnologias. São Paulo: UNESP, 1997.
  • DOMINGUES, Diana. Arte e vida no século XXI – Tecnologia, ciência e criatividade. São Paulo: UNESP, 2003.
  • HAUSER, Marc D.; KONISHI, Mark. The design of animal communication. MIT Press. Cambridge, Massachusetts, London, England, 1999.
  • HAUSER, Marc D. The evolution of communication. MIT Press. Cambridge, Massachusetts, London, England, 1997.
  • KAKU, Michio. Visões do futuro. Como a ciência revolucionará o século XXI. Rocco, Rio de Janeiro, 2001.
  • RODRIGUES, A . Estratégias da comunicação. Ed. Presença, Lisboa, 1990.
  • ROSSI, Paolo. Os filósofos e as máquinas. Ed. Cia. das Letras, São Paulo, 1989.
  • SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento - Sonora, visual e verbal. São Paulo: Iluminuras, 2001.
  • SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano - Da cultura das mídias à cibercultura São Paulo: PAULUS, 2003.
  • SANTAELLA, Lucia. Corpo e comunicação - Sintonia da cultura. São Paulo: PAULUS, 2004.
  • SHEETS-JOHNSTONE, M. Emotion and movement: Analysing their relationship. In: Journal of Consciouness Studies, 6, No 11-12, 1999, pp.250-77.
  • SLEZAK, Peter e ALBURY, W. R. Computadores, cérebros e mentes - Composições em ciência cognitiva. Kluwer os Publicadores Acadêmicos - Dordrecht / Boston / Londres, pp. 47-69, 1989.
  • SOLSO, Robert L. Cognition and the visual arts. Massachusetts Institute of Technology, USA, 1994.
  • THELEN, Esther. Time-scale dynamics and the development of an embolied cognition. In: Mind as Motion, editado por Robert F. Port e Timothy van Gelder. The MIT Press, Cambridge, Massachusetts, 1995.
  • THOMPSON, Ivan. The incorporated self interdisciplinary perspectives on embodiment. The mindfullbody. Ed. Michael O'Donovan-Anderson. Rowman & Littlefield, 1993.