6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Ensino e Pesquisa

Estratégias para melhoria da qualidade dos TFG'S: uma experiência metodológica que deu certo

Strategies for improvement of the quality of TFG's: a successful methodological experience

Resumo

Este artigo trata das ações implementadas pela coordenação de curso de graduação em design da UFAM, visando a redução de índice de evasão. Basicamente essas ações alteraram procedimentos de oferta de disciplinas, de matrícula e de trabalhos finais de graduação, permitindo a diminuição desse índice de 80% para 20%, em quatro anos.
Palavras-chave:Metodologia de Ensino, Evasão, Trabalhos de Graduação

Abstract

This article treats of the actions implemented by the degree course coordination in design of UFAM, seeking the reduction of escape index. Basically those actions altered procedures of offer of disciplines, of registration and of final works of graduation, allowing the decrease of that index of 80% for 20%, in four years.
Keywords:Methodology of Teaching, Escape, Works of Graduation

Referências bibliográficas

  • BOMFIM, G. A., Desenho Industrial – Proposta para reformulação do Currículo Mínimo. Rio de janeiro: Tese de Mestrado, Engenharia de produção, COPPE/UFRJ, 1978.
  • COUTO, R. M., BOMFIM, G. A. e CAUDURO, F. V. .Algumas reflexões para implantação das diretrizes curriculares em bacharelado de Design, em Anais do 9º ENESD, Londrina, 1999, 57-76.
  • COUTINHO S., BARRETO, C.S., Pesquisa em Design: Uma experiência curricular em recife. Anais do P&D. Fevalle, Novo Hamburgo, RS, 2000.
  • FREITAS, S. F. de., A influência de tradições acríticas no processo de estruturação do ensino e pesquisa de design. Rio de janeiro. Tese de Doutorado, Engenharia de Produção - COPPE/UFRJ, 1999.429 p.
  • FREITAS, S. F. de., Por um projeto pedagógico – estudos em Design. Rio de janeiro, edição especial, 1997. 75-78 р.
  • MARCONI, M. de A. e LAKATOS, E.M. Medodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2000.289 р.
  • WICK.Rainer., Pedagogia da Bauhaus. São Paulo: Martins fontes, 1989.