5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Ensino e Pesquisa

Reflexões sobre o Ensino de Design

Valéria Alvim Monteiro

Resumo

O Design é uma atividade interdisciplinar. Considerando recentes pesquisas acadêmicas, são feitas reflexões sobre a importância do ensino de Design. Destaca-se a importância da metodologia e da criatividade além do domínio dos softwares, no desenvolvimento de projetos, que refletem na competência do profissional.

Palavras-chave:

Design, metodologia, criatividade

Abstract

The Design is an activity that involves many disciplines. The impact of the Design teaching is discussed based on a recent literature review. The review emphasizes aspects of the professional competence such as the methodology and the creativity importance and the knowledge of software for the project development

Keywords:

Design, methodology, creativeness

Referências bibliográficas

  • ABRAMOVITZ, José. Projeto de Produto. Material de aula de Projeto Industrial II. UniverCidade – Centro Universitário da Cidade, Rio de Janeiro, 1999.
  • ABRAMOVITZ, Luiza Helena Boueri José; REBELLO, Luiza Helena B., Metodologia de Projeto. UniverCidade – Centro Universitário da Cidade, Rio de Janeiro, 2001.
  • BAXTER, Mike. Projeto do produto guia prático para o desenvolvimento de novos produtos, São Paulo, Ed. Edgard Blucher, 1998.
  • BERGMILLER et alli, Planejamento de embalagens,Rio de Janeiro, Secretaria de Tecnologia do MIC e Instituto de Desenho Industrial do MAM do Rio de Janeiro, 1975.
  • BOMFIM, Gustavo Amarante. Anais P&D Design, IV-20, 1994.
  • BOMFIM, Gustavo Amarante. Material de aula de PPD-PP Conclusão, Rio de Janeiro, PUC-RJ, 1999.
  • BONSIEPE, Gui. Teoría y prática del diseño industrial, Barcelona, Ed. Gustavo Gilli, 1978.
  • BONSIEPE, Gui; WALKER, F. Desenvolvimento de Produtos- LBDI, Florianópolis, CNPq, 1983.
  • ESCOREL, Ana Luisa. Design gráfico e autoria no Brasil, Rio de Janeiro, Jornal O GLOBO, 11.04.1998.
  • FONSECA, Suzana Valadares, Complexidade e Casualidade: Novos Rumos para o design Gráfico? Anais do IV ENESD, Rio de Janeiro, Revista Estudos em Design, 1997
  • FREITAS, Sydney Fernandes de. A Influência de Tradições Acríticas no Processo de Estruturação do Ensino/Pesquisa de Design. Rio de Janeiro, Tese de Doutorado, Engenharia de Produção, COPPE-UFRJ, 1999.
  • FRISONI, Bianka C.; MORAES, Anamaria de. Ergodesign: uma associação, in Ergodesign: produtos e processos. Rio de Janeiro, Ed. 2 AB, 2001.
  • FRISONI, Bianka Cappucci. Ergodesign, metodologia Ergonômica, “designing” para o uso humano, Dissertação de Mestrado, Puc-Rio, 2000.
  • LAURENTIZ, Paulo. A holarquia do pensamento artístico, Campinas, Ed. da Unicamp, 1991.
  • MONTEIRO, Valéria A. O designer recém-formado e o mercado de trabalho. Aulas de Princípios Gerais de Cidadania II, UniverCidade – Centro Universitário da Cidade, Rio de Janeiro, 2000.
  • MORAES, Anamaria de. O Projeto Ergonômico de Espaços de Trabalho, Anais do II Encontro Nacional de Conforto Construído, Florianópolis, ANTAC / ABERGO, 1993.
  • PAPANECK, Victor. Design for the Real World - Human Ecology and Social Change. Chicago, Academy Chicago Publishers, 1984.
  • SABOYA, Luiz Antonio e IÓRIO, Valéria de Magalhães. Computadores e Design, Estudos em Design ano1 Nº 1 Rio de Janeiro, 1993.