5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Ensino e Pesquisa

O Design no Ensino Fundamental

Design in the Primary School

Resumo

Este artigo discute a inserção do design nas escolas de ensino fundamental brasileiras. A proposta é desenvolver um projeto cooperativo com o tema design. Neste projeto os alunos discutirão, via internet, como utilizar o design para elaborar o projeto de uma casa. Desta forma pretende-se capacitar os professores para trabalhar com o design bem como obter resultados concretos para propor a inserção do design no currículo escolar.

Palavras-chave:

design, educação, projeto cooperativo

Abstract

This article discusses the insertion of design in the Brasilians’ primary schools. The proposal is to develop a cooperative project about design. In this project the students will discuss, through internet, as to use the design to make the house’s project. This way it intends to qualify the teachers to work with the design as well as to obtain concrete results to propose the insert of design in the school curriculum.

Keywords:

design, education, cooperative project

Referências bibliográficas

  • ALVARENGA, G. M. Portfólio: o que é e a que serve? Revista Olho Mágico. v.8, n.1, jan./abr.2001. Disponível na Internet: http://www.ccs.br/olhomagico/v8n1/portfol.htm. Acesso em 19/10/2001.
  • ANDRÉ, M. D. A. Diferentes tipos de pesquisa qualitativa. In: _____. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995. p.27-33.
  • BOMFIM, G. A. Fundamentos de uma teoria transdisciplinar do design: morfologia dos objetos de uso e sistemas de comunicação. Revista Estudos em Design. Rio de Janeiro, v.5, n.2, p.27-41, dez 1997.
  • BONSIEPE, G. Design: do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL, 1997.
  • CHING, J.; HULSBOSCH, M. Developing design. In: International Primary Design and Technology Conference. III, 2001, Birmingham. Anais… Birmingham: CRIPT at UCE, 2001. 175p. p.38-45
  • FONTOURA, A. Pode-se educar através do design?. O Estado do Paraná. Curitiba, 17 junho 2001. DesignDesigner, p.4.
  • HERNÁNDEZ, F. Transgressão e Mudança na Educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
  • KIMBELL, R; PERRY, D. Design and technology in a knowledge economy. London: Engineering Council, 2001.
  • MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997.
  • NATIONAL CURRICULUM. The importance of design and technology. 2001. Disponível na Internet: http://www.nc.uk.net. Acesso em 26/02/2002.
  • NYFA’S – New York Foundation for the Arts. 1999. Disponível na Internet: http://www.nyfa.org/educate_by_design/index.html. Acesso em 21/12/2001.
  • THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 8.ed. São Paulo: Cortez, 1998.