5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Design Produto

O desenvolvimento de um automóvel na ótica de um fornecedor de componentes: novas oportunidades para o design

The cardesign on automotive suplier viewpoint: new design oportunities

Resumo

É clássica a competição entre os fornecedores de componentes automotivos em busca da excelência tecnológica. Os fabricantes de automóveis colocam claramente que as atribuições de se fazer um automóvel é deles e a de fazer os componentes é da cadeia de suprimentos. Como o estado da arte em fazer peças é atingido e alguns fornecedores possuem subsídios para ir do conceito à produção, este paper apresenta a iniciativa de um Grupo em oferecer ao fabricante um veículo completo, mostrando assim suas capacidades, potenciais, os ganhos com a pesquisa e a contribuição do design neste processo.

Palavras-chave:

Design – Engenharia - Pesquisa; Instituição de Pesquisa; “Design de Transportes”.

Abstract

Is classical the competition between automotive suppliers searching state of art technology. The Brands of cars put clearly his intentions: they make the cars and the supply net factory the parts. How this state of art in production is achieved and some suppliers have conditions to go of concept at production, this paper show the intiative of a Holding in to offer at car brand one complete car, showing so his capabilities, gains with research and the Design contribution.

Keywords:

Design – Engineering – Research; Researche Center, “Transportation Design”

Referências bibliográficas

  • CAUDURO, Flávio V. O Processo de Design. In: Estudos em Design . Anais P&D Design 1996 – Metodologia. Rio de Janeiro, AEnD-BR, 1996, p. 13-19.
  • COUTO, Hudson de Araujo. Ergonomia aplicada ao trabalho: Manual técnico da Máquina Humana . Belo Horizonte: Ergo, 1995. Vol. I – 353p. il.; p/b; Vol. II – 383p. il.; p/b.
  • DULL, J. e B. Weerdmeester. Ergonomia Prática . Itiro Iida. São Paulo, S.P.: Edgard Blucher LTDA, 1995: 147p.(Ergonomic for Beginners).
  • IIDA, Itiro. Ergonomia: Projeto e Produção . 4ª ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1990/97. 465p. il.; p/b.
  • McKENNA, Regis. Competindo em tempo real: estratégias vencedoras para a era do cliente nunca satisfeito . Rio de Janeiro: Campus Ltda, 1997, p. 34-51.
  • VASSALLO, Cláudia. REPORTAGEM DE CAPA – O Futuro Mora Aqui. 734, ano 35, n.º4, Fev.2001. p.36.
  • ASSUNÇÃO, Rogério B., Revista Exame. Ed. Abril, edição “Eco-Design e Seleção de materiais para mobiliário urbano”, dissertação de mestrado defendida na
  • REDEMAT – UFOP/UEMG/CETEC, Ouro Preto, Fev. 2000
  • BAXTER, Mike, “Projeto de Produto, guia prático para o desenvolvimento de novos produtos”, Ed. Edgard Blücher, São Paulo, 1995.
  • BONSIEPPE, Gui. “Teoria y practica del Diseño Industrial” Ed. Gustavo Gili, Barcelona, 1978.
  • DUMÉE, ª Dubois. “Renault. 1898-1998 A Revista do Centenário. Motor de idéias Trad. J. Flatley. – 1998.
  • FARAG, Mahmoud. “Material selection and engineering design, ed. Prentice Hall, London, 1991.
  • KOENIG, Giovanni K. “Design Automobile, les maitres de la carrosserie italienne”.
  • NOTTOLI, Nivaldo. “Uno. A história de um sucesso”, Editado pela Gerência de Comunicação Social da FIAT Automóveis S/A, São Paulo. QUARANTE, Danielle.
  • “Elements de Design Industrial”, Ed. Polytechnica, 2éme edition, Paris, France, 1994
  • FORM Spezial, thema: “transportation design”, BUCK, Alex et al, editors, Ed. Form Zeitzchrift für Gestaltung, Frankfurt, Alemanha, Ed. Especial, 1998.
  • Auto & Design ( Italy), Concetto Architettura Immagine, Ed. Própria,: Torino
  • Car Styling (Japan)
  • American Design Ethic • Arthur J Pulos 0-262-16085-4
  • Auto Bild (Germany)
  • Motor Trend (EUA)
  • Autocar Magazine (UK)
  • Auto Express magazine (UK)
  • Buses Magazine (UK)
  • Complete Car Magazine (UK)
  • 1001 Images of Cars • Tiger ISBN 1-85501-236-7
  • Cars Detroit Never Built • Edward Janicki ISBN 0-8069-4254-1
  • Today's Railways Magazine (UK)