5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Design Informacional

Percepção e cognição: alguns aspectos envolvidos no projeto de sinais gráficos

Perception and cognition: some aspects involved in the project of graphic signs

Resumo

O presente artigo aborda as relações entre percepção, cognição e comunicação visual. Após uma revisão sobre percepção e ciência cognitiva, evidencia-se a importância dos modelos mentais e do processo de síntese gráfica na constituição de um sistema de informação visual eficaz, que exija menor esforço cognitivo por parte do observador.

Palavras-chave:

percepção, cognição, sinais gráficos

Abstract

This work explores the relationships among perception, cognition and visual communication. After revision on the theories of perception and cognitive science, the importance of the mental models is evidenced and of the process of graphic synthesis in the constitution of a system of effective visual information, that, demands smaller cognitive effort on the part of the observer

Keywords:

perception, cognition, graphical signs

Referências bibliográficas

  • AUMONT, Jaques. A imagem. Campinas: Papyrus, 1993.
  • DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1991
  • KUWAYAMA, Yasaburo. Pictogram & sign design. Kashiwashobo: 1989
  • LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
  • LINCHO, Paulo. Uma proposta de reformulação do processo de ensino-aprendizagem tradicional do desenho técnico de arquitetura através de uma pedagogia multiestratégica. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis, 2001.
  • MASSIRONI, Manfredo. Ver pelo desenho: aspectos técnicos, cognitivos e comunicativos. São Paulo: Martins Fontes, 1982.
  • MATLIN, Margaret; FOLEY, Hugh. Sensação e percepção. México: Prentice Hall, 1996.
  • RIBEIRO, Milton. Planejamento visual gráfico. Brasília: Linha Gráfica: 1987.
  • SANTAELLA, Lúcia. A percepção: uma teoria semiótica. São Paulo: Experimento, 1993.
  • TURIN, Roti Nielba. Aulas: elementos de linguagem. São Carlos: EESC-USP, 1992.
  • UNGERER, Friedrich e SCHMID, Hans-Jörg. An introduction to cognitive linguistics. Londres: Longman, 1996.