5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Design Gráfico

Design Gráfico Multimeios: proposta pedagógica com base na visão sistêmica

Multimedia Graphic Design: an academic proposal based on sistemic view

Resumo

Este trabalho se propõe ao questionamento da qualidade do ensino superior do país, em especial do Design Gráfico, propondo uma nova formatação para o seu processo de ensino e aprendizado. Começa por percebê-lo como uma atividade detentora de várias formas de aplicação, resultando no que é chamado de Multimeios, e segue, no que é mais importante, na reformulação do seu processo didático, tomando como base o aprendizado na ação reflexiva e na visão sistêmica como forma de impulso à sua evolução.

Palavras-chave:

Design Gráfico, multimeios, visão sistêmica.

Abstract

This research’s purpose is the questioning of graduate studies quality in our contry, specialli in Graphic Design, creating a new format to its learning process. It starts on realizing it as an activity that holds several application ways, resulting on somephing called Multimedia, and continues, in wat it is more important, in remodeling its didatic process, based on learning with the reflexed action and in de systemic view as na impulsive way to its evolution.

Keywords:

Graphic Design, multimedia, systemic vision

Referências bibliográficas

  • ABRAMOVITTZ, José. PV, PP e outros – um único curso. Estudos em design, Rio de Janeiro, edição especial, p. 13-16, fev.
  • ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL, 2001. Apresenta a estrutura da instituição e seus cursos. Disponível em: < http//www.esdi.br >. Acesso em 05 set. 2001.
  • BONFIM, Gustavo Amarante. Sobre a possibilidade de uma teoria do design. Anais do Congresso P&D Design 94, AenD Associação de Ensino de Design, Rio de Janeiro, 1994.
  • FONTOURA, Antônio M. As manifestações pós-modernas no desenho industrial e suas repercussões no ensino do projeto de produto. Paraná: PUC-PR, 1997.
  • MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO, SECRETARIA DE EDUCAÇÀO SUPERIOR, COMISSÀO DE ESPECILAISTAS DE ENSINO DE DESIGN – CEEDesign. 1999. Diretrizes Educacionais para o Ensino de Graduação em Design, Rio de Janeiro, janeiro de 1999. Rita Maria de Souza Couto, Flávio Vinícius Cauduro e Gustavo Amarante Bonfim.
  • NOROGRANDO, Ana; BISOGNIN, Edir. Um projeto para o ensino da graduação em design. Artigo resultante da proposta curricular para o Curso de Graduação em Desenho Industrial para o Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, 1998.
  • PACHECO JÚNIOR, Waldemar; PEREIRA FILHO, Hippólito V.; PEREIRA, Vera L. V.: Gestão da segurança e higiene do trabalho: contexto estratégico, análise ambiental, controle e avaliação das estratégias. São Paulo: Atlas, 2000.
  • WICK, Rainer. Pedagogia da bauhaus. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, 2001. Apresenta a estrutura da instituição e seus cursos. Disponível em: < http//www.ufpe.br >. Acesso em 05 set. 2001.