5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Design Digital

Design Digital: Universo da Cultura e da Hipermídia

Digital Design: Universe of Culture and Hypermedia

Resumo

O artigo está centrado nas questões do design digital e suas possibilidades de interferência na visualidade, no processo de expressão e de criação e na atitude projetual. Entendemos o design digital no universo da hipermídia e como um campo aberto à experimentação que ocorre por meio de uma nova linguagem e das inter-relações possibilitadas pelas referências estético-culturais.

Palavras-chave:

design digital, hipermídia, processo de criação

Abstract

This article is centred on the design digital questions and its possibilities of interference on the visuality, on the expression creation processes and projetual attitude. We understand the digital design on the hypermedia universe and as an open field to experimentation that occurs by means of a new language and of the inter-relations made possible by aesthetic-cultural references.

Keywords:

digital design, hypermedia, creation process

Referências bibliográficas

  • BONSIEPE, Gui. Design: do material ao digital. Florianópolis: Fiesc/ IEL, 1997.
  • COUTO, Rita Maria de Souza e OLIVEIRA, Alfredo Jefferson de. Formas do Design por uma metodologia interdisciplinar. Rio de Janeiro, 2AB Editora,1999.
  • DORFLES, Gillo. História da Arte. Tomo 10. São Paulo, Salvat Editora do Brasil, 1978.
  • FARIAS, Agnaldo. O artista como Operário. Jornal do Brasil. RJ, 13 / 03/ 1999, pp.04
  • FERLAUTO, Claudio. O Tipo da Gráfica e outros escritos. São Paulo, Edições Cachorro Louco, 2000.
  • FERLAUTO, Cláudio e JAHN, Heloísa. A Gráfica do Livro O livro da Gráfica. SãoPaulo, Hamburg Gráfica e Editora, 1998.
  • MACHADO, Arlindo. Pré- cinemas & Pós-cinemas. Campinas, São Paulo, Editora Papirus, 1997.
  • MILLET, Louis. Aristóteles. São Paulo, Editora Martins Fontes,1990.
  • MUNARI, Bruno. Das Coisas Nascem Coisas. São Paulo, Editora Martins Fontes, 1998.
  • PLAZA, Júlio e TAVARES, Monica. Processos Criativos com os meios eletrônicos: Poéticas Digitais. São Paulo, Editora Hucitec, 1998.
  • VILLAS-BOAS, André. O que é( e o que nunca foi) design gráfico. Rio de Janeiro, 2AB Editora,1997, 126p.
  • VILLAS-BOAS, André. O Design gráfico como objeto dos estudos culturais. In Revista Estudos em Design, Número 1, V.7, 1999, pp. 57-66