5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Semiótica

Embalagem: A Imagem Visual de um Produto

Packing: The Visual Picture of a Product

Resumo

Este ensaio visa apresentar uma análise da embalagem do produto Diet Shake partindo do pressuposto que cada elemento que compõe a embalagem carrega um conteúdo informacional que veicula diversificadas significações. Para essa análise consideramos que o verbal e não-verbal se completam, tornando mais rica, compreensível e acessível a comunicação. Com esse trabalho ficam evidenciados os mecanismos discursivos que definem a embalagem como discurso sobre o objeto e ela mesma objeto.

Palavras-chave:

Embalagem, elementos discursivos, discurso persuasivo

Abstract

This assay aims at to present an analysis of the packing of the product Diet Shake leaving of the estimated one that each element that composes the packing loads a informational content that propagates diversified significations. For this analysis we consider that verbal and the not-verbal one if completes, becoming richer, understandable and accessible the communication. With this work they are evidenced the language mechanisms that define the packing as speech on the object and it same object.

Keywords:

Package, language elements, persuasiv speech

Referências bibliográficas

  • BARROS, Diana L. P. de. Teoria Semiótica do Texto. São Paulo: Ática, 1990

  • CHESKIN, Luiz. Por Que se Compra – A Pesquisa Motivacional e sua Aplicação. São Paulo: Pioneira, 1964.

  • FIORIN, José Luiz. Elementos da Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2000

  • FIORIN, José Luiz; José Luiz e SAVIOLI, F. Platão. Lições de Texto: leitura e redação. São Paulo: Ática 1996

  • JOLY, Martine. Introdução à Análise da imagem. Campinas: Papirus, 1996.

  • SANTAELLA, Lucia e NORTH, W. Imagem – Cognição, Semiótica, Mídia. São Paulo: Iluminuras, 1999.