5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Gestão

O Design Estratégico em uma Indústria de Calçados – Um Estudo de Caso

The Strategic Design in an Industry of Shoes - The Case Study

Resumo

Gestores têm adotado estratégias preventivas para garantir a sobrevivência de suas organizações. O design aponta neste século como uma estratégia além de pressupostos econômicos, agregando valor pela adequação ao uso, funcionalidade e identificação visual, melhorando aspectos funcionais, ergonômicos e visuais de produtos. A Gestão do Design é uma ferramenta estratégica que gerencia recursos humanos e materiais, integrando áreas à alta administração e atendendo aos aspectos de qualidade. Este estudo pretende apresentar dados que validam sua importância, apresentando o processo de gestão do design em uma indústria

Palavras-chave:

gestão do design, design estratégico, inovação

Abstract

Managers have been adopting preventive strategies to guarantee the survival of their organizations. The design appears on this century as a strategy besides presupposed economical, joining value for the adaptation to the use, functionality and visual identification, improving aspects functional, ergonomic and visual of products. The Design Management is a strategic tool that it manages human resources and materials, integrating areas into the high administration and assisting to the quality aspects. This study intends to present data that validate it importance, presenting the process of administration of the design in an industry.

Keywords:

design management, strategic design, innovation

Referências bibliográficas

  • BAXTEr, M. Projeto de Produto. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.
  • COUTINHO, L.; Souza, M; Silva, A; Hiratuka, C; Garcia, R. Diagnóstico e propostas para o incremento da competitividade industrial com base no design. UNICAMP, Instituto de Economia, Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia. Programa SP Design http://www.fiesp.org.br/portal.htm?http://www.spdesign.sp.gov.br . Site acessado em 16/09/2001.
  • DEMARCHI, A. Marketing e Design: ferramentas de integração organizacional nas empresas-estudo de caso em empresa do ramo de refrigeração. Londrina: 2000. Dissertação (Mestrado). Programa de mestrado em Administração de Empresas/Marketing. UNOPAR, 2000.
  • GIANFRANCO, Z. Design no Mercosul. in Anais. Fórum I CSD SENAI / LDI. Florianópolis: 1995
  • GRUENWALD, G. Como desenvolver e lançar um produto novo no mercado. São Paulo: Makron, 1994. P 1–265 cap. 1 – 16.
  • KOTLER, P. Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 1996.
  • MAGALHÃES, C. Design Estratégico: integração e ação do Design Industrial dentro das empresas.
  • SENAI/DN-SENAI/CETIQT-CNPq -IBICT - PADCT - TIB, 1997.
  • MANUAL DE GESTÃO DO DESIGN. Portugal: Centro Português de Design, 1997.
  • SEMENIK, R; BAMOSSY, G. Princípios de Marketing. 2.ed. São Paulo: Makron, 1996.
  • URBAN, G.; HAUSER, J. Design and Marketing of new product. Englewood cliffs: Prentice–Hally C. 1980. P.20
  • WOLF, B. O Design Management como fator de sucesso comercial.Florianópolis: FIESC/IEL, ABIPTI, Programa Catarinense de Design, SEBRAE, CNPq, 1998.