5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Design Gráfico

O design gráfico de homepages de laboratórios de medicina diagnóstica

The graphic design of homepages of pathology and medical laboratories

Resumo

O surgimento da internet nos anos 90 fez com que o mercado de informações ingressasse em uma profunda reestruturação cujo objetivo é atender as novas demandas de informações. Diante desse quadro considerou-se importante analisar o comportamento desses elementos no ambiente digital. Para realizar o estudo foram escolhidas homepages de laboratórios de medicina diagnóstica, justificado pelo grande índice de procura de informações sobre saúde na internet, o que proporcionou um grande crescimento dessa área.

Palavras-chave:

design gráfico, homepage, interface, comunicação, cultura, laboratórios de medicina diagnóstica

Abstract

The emergence of the internet in the 90’s has caused a deep restructuring in the information market to happen in order to meet all communication needs. In view of this scenario, it has been considered relevant to analyze the bearing of such elements on the original environment. In order to carry out this study, homepage of pathology and medical laboratories have been chosen. Such choice is upheld by the high rate os search for health information on the internet, wich promotes a marked growth in this area

Keywords:

graphic design, homepage, interface, communication, culture, pathology and medical laboratories

Referências bibliográficas

  • AUMONT, Jacques – A imagem. Tradução Estela dos Santos Abreu e Cláudio C. Santoro2ªedição. Campinas, São Paulo : Papirus, 1995. 317p.
  • BONSIEPE, Gui - Design: do material ao digital. Tradução de Cláudio Dutra. Florianópolis : FIESC/IEL, 1997. 192p.
  • COLE, Alison. Cor. Tradução Ângela dos Santos. Washington, DC : Dorling Kindersley, 1993
  • DÉBRAY, Régis. Vida e morte da imagem. Rio de Janeiro : Vozes, 1994
  • DOMINGUES, Diana (org.) A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo : Fundação Editora UNESP, 1997.
  • FARIAS, Priscila Lena. Tipografia digital: o impacto das novas tecnologias. 2ª edição. R. Janeiro : 2AB, 2000.
  • FELDMAN Bianco, Bela; Moreira Leite, Miriam L. (orgs.) – Desafios da imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. – Campinas, São Paulo : Papirus, 1998. 319 p.
  • HALLEY, Allan. ABC’s of type, Nova York : Watson-Guptill, 1990
  • LÉVY, Pierre. O que é virtual? – tradução de Paulo Neves – São Paulo : Editora 34, Coleção Trans3, 1996.
  • MARTINEZ, L.L. Treinta siglos de typos y letras. Mexico : Tilde Editores, 1990.
  • NAISBITT, John. High tech, high touch: a tecnologia e nossa busca de significado. São Paulo : Editora Cultrix, 1999.
  • NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. 2ª edição. Trad.Sérgio Tellaroli, São Paulo : Cia das Letras, 1995.
  • PEDROSA, Ismael. Da cor a cor inexistente. Brasília : Editora da UnB, 1989
  • ROUSSEAU, René-Lucien – A linguagem das cores. Tradução de J. Constantino K. Riemma. São Paulo : Editora Pensamento, 1980.
  • SANTAELLA, Lúcia e NÖTH, Winfried – Imagem, cognição, semiótica, mídia. – S.Paulo : Iluminuras, 1999.
  • TRIVINHO, Eugênio. Novas tecnologias de comunicação, infossemiose e sociedade. A infoiconografia como estética totalitária da sociedade tecnológica do século XXI, in SANTAELLA, Lúcia e Machado, Irene (org.). Caos e ordem na mídia cultura e sociedade. São Paulo : FACE, 1999