5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Design Produto

Criatividade Planejada: qualificando novos produtos e profissionais de projeto

Planned Creativity: qualifying to innovations and designers

Resumo

No presente artigo, enfatiza-se a importância da “criatividade” ao longo do processo de planejamento de produto industrial. Destaca-se questões de percepção dialética e da responsabilidade interdependente existente no comportamento dos membros das equipes de planejamento de produto. A partir das próprias definições do termo criatividade, observa-se a relevância da revisão do tema para a inovação e desenvolvimento do produto nacional.

Palavras-chave:

criatividade, projeto de produto, e inovação

Abstract

This paper emphasizes the importance of “creativity” throughout the industrial product planning process. It is pointed out questions related to the dialectics perception and also to the interdependent responsibility existent in the behavior of the product planning members’ team. Starting from the own definitions of the term creativity, it is observed the relevance of reviewing the theme towards a real development of innovation in the Brazilian industrial products.

Keywords:

creativity, product design, and innovation

Referências bibliográficas

  • ARCHER, L. Bruce. Design Awareness. London: Design Council, 1974.
  • BAXTER, Mike. Projeto de Produto. 2 ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.
  • BOMFIM, Gustavo A. Metodologia para Desenvolvimento de Projetos. João Pessoa: Ed. da UFPB, 1995.
  • BONSIEPE, Gui. Design: do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL, 1997.
  • BONSIEPE, Gui. et al. Metodologia Experimental: Desenho Industrial. Brasília: CNPq, 1984.
  • BÜRDECK, Bernhard E. Diseño. 2ed. Barcelona: Gustavo Gili, SA, 1999.
  • DAIX, P. Picasso Criador. Porto Alegre: LP&M, 1989.
  • GOMES, Luiz Vidal N. Desenhismo. 2 ed. Santa Maria: Ed. da UFSM, 1996.
  • GOMES, Luiz Vidal N. Criatividade. Santa Maria: sCHDs, 2001.
  • KNELLER, G.F. Arte e ciência da criatividade. 14 ed. São Paulo: IBRASA, 1999.
  • LOWENFELD, V; Brittain, W. L. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1970.
  • MOLES, Abraham. Teoria da informação e percepção estética. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora UnB, 1978.
  • NOVAES, Maria Helena. Psicologia da Criatividade. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 1980.
  • OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
  • REDIG, Joaquim. Sobre Desenho Industrial. Rio de Janeiro: Imprinta, 1977.