5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Design Produto

Espaço Físico e o Mobiliário na Educação Infanti

Resumo

O presente trabalho aborda o desenvolvimento integral da criança - a relação do espaço físico da sala de aula e seu mobiliário na educação infantil. Especificamente a relação entre as cores e o aprendizado infantil; as proporções e dimensões para a interação entre os alunos e, finalmente, sugestão de material didático para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual da criança de 1 a 3 anos.

Palavras-chave:

ensino/ design/ interiores

Abstract

The relations between colours and the learning process during childhood (between 1 and 3 years) is specifically discussed with broad reference to the whole development of the child: physical, intelectual and emotional. Dimensions and proportions to foster interaction among children are discussed and teaching support material is suggested

Keywords:

teaching/ design/ interior design

Referências bibliográficas

  • BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Diretrizes Curriculares Nacionais. Brasília, 1998.

  • FORMIGA, Eliana. Experimentações cromáticas. In apostila Apostila de Embalagem, UniverCidade, 2000.

  • MORAES, Ricardo Ozório de. Mobiliário infantil. Anais do P&D Design, Volume 2, 2000.

  • TRÓIA, Eduardo de Carvalho. O Ensino de Design de Interiores – Uma exigência para o aprimoramento da qualidade do desenhista industrial. Anais P&D Design ´98, PUC-Rio, 1998

  • SMOLKA, Ana Luiza. A linguagem e o outro espaço escolar: Vigotsky e a construção do conhecimento. Ed. Papiros, 1996.