5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Fundamentos

A embalagem: sua história, seu valor e seu design

The package: it’s history, it’s valor and it’s design

Resumo

A embalagem como elemento industrial, funciona ao proteger, conter, transportar e levar a imagem empresarial. No início o homem utilizou recursos naturais, como conchas, para suprir suas necessidades de conter os produtos. No século XX ampliou-se à variedade dos materiais, e suas funções se multiplicaram. Percebe-se nesta evolução que o designer tem papel fundamental ao conceber uma embalagem funcional, diferenciada e integrada ao produto, considerando-se as necessidades dos consumidores.

Palavras-chave:

história, embalagem, design

Abstract

The package like an industrial element, works to protect, enclose, transport and take an undertaker image. In the begining the man used natural appeals, like shells, to furnizh his necessitys of to contain the products. In the 20th century occured a increase of the materials’ variety, and it’s functions propagate. Observe on this evolution that the designer have the fundamental function to conceive a functional package, a differentiation and integrate with the product, considering the consumers’ necessity.

Keywords:

history, package, design

Referências bibliográficas

  • BARROS, F. Idosos têm poder de consumo, mas não há embalagens para eles. Rev. EmbalagemMarca, v. 5, p. 20-1, 1999.
  • BORGES, A. Sete sinais de alerta para o redesign. Rev. EmbalagemMarca, v. 2, p. 24, 1999.
  • BRASIL Pack Trends 2005: embalagem, distribuição e consumo. Campinas: CETEA/ITAL, 2000. Anual.
  • DANTAS, T. S. A visão do CETEA. Rev. EmbalagemMarca, v. 11, p. 34, 2000a.
  • DOCUMENTO especial: design. Rev. EmbalagemMarca. v. 7, p. 25-33, 2000.
  • GARCIA, H., NASCENTE, A. Dicionário Caldas Aulete.3.ed. Rio de Janeiro: Delta, 1974. 5v., v.1.
  • GAVA, A. J. Princípios de tecnologia de alimentos. 5.ed. São Paulo: Nobel, 1983. 284p.
  • GRACIOSO, F. A embalagem na virada do século – novas oportunidades. Rev. EmbalagemMarca, v. 15, p. 26, 2000.
  • MADI, L., MÜLLER, M., WALLIS, G. Tendências da indústria brasileira de milênio. Campinas: CETEA/ITAL, 1998. 110p.
  • MIYARES, B. Futuro das máquinas. Rev. EmbalagemMarca, v. 13, p. 32-3, 2000. embalagem na virada do
  • MOURA, J. A., BANZATO, J. M. Embalagem, unitização & conteinerização. 2. ed. São Paulo: IMAM, 1997. 354p.
  • SANTIS, P. de. Embalagem: despertando o desejo. Rev. Design Gráfico, v. 4, p. 15-7, 1997.
  • SAMPAIO, R. Diferenciação depende da estética. Rev. EmbalagemMarca (documento especial), v. 4, p. 10, 1999.