5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Semiótica

O design de produto para a terceira idade

The product design for old people

Resumo

Este artigo abrande o design e um mercado consumidor ainda não estudado: os idosos. Apesar de representarem um percentual significativo da população brasileira, estes consumidores são mal atendidos pelos produtos disponíveis, especialmente os produtos eletro-eletrônicos. A abordagem do artigo passa por estudos de usabilidade e semilogia dos produtos.

Palavras-chave:

Idosos, design de produtos, semiologia

Abstract

This article covers the industrial design and a consumer market still not studied: old people. Although they represent a significative perceptual of the Brazilian population, this consumers aren’t well attended by the available products, especially the electro-electronics products. The approach off the article pass trough studies about usability and semiology of the products.

Keywords:

Elderly, product design, semiology.

Referências bibliográficas

  • PEREIRA, Diamantino Alves Correia, SANTOS, Douglas e CARVALHO, Marcos Bernardino de. Geografia: ciência do espaço: o espaço mundial. Atual editora. São Paulo, SP, 1993 4° edição

  • NIEMEYER, Lucy. Semiologia do produto: o Objeto como enunciado. In Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, Número 2, V. 8, fevereiro 1997. pp.125 - 132.

  • BAXTER, Mike, projeto de produto. Rio de Janeiro, Editora Edgard Blücher ltda., 2000. 2°edição