5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Gestão

O Design como instrumento estratégico de promoção de competitividade industrial

Design as an instrument of basic importance for the guarantee of the enterprise competitiveness

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo central apresentar o Design como um instrumento de fundamental importância para a garantia da competitividade empresarial. Para defender esta tese, a discussão desenvolvida passa pela definição de competitividade empresarial, pelas origens e avanços do Design e pela aplicação do Design como elemento de diferenciação de produtos nos mercados nacional e internacional. Finalmente, o estudo coloca iniciativas concretas de utilização do Design como alavancador da competitividade, especialmente no estado da Bahia.

Palavras-chave:

Design, competitividade, mercado

Abstract

The present work has as objective trunk to present the Design as an instrument of basic importance for the guarantee of the enterprise competitiveness. To defend this thesis, the developed quarrel passes for the definition of enterprise competitiveness, the origins and advances of the Design and for the application of the Design as element of unbundling of products in the markets national and international. Finally, the study it places concrete initiatives of use of the Design as to send of the competitiveness, especially in the state of the Bahia.

Keywords:

Design, competitiveness, markets

Referências bibliográficas

  • ABRAMO, Pedro, BRITTO, Jorge, Estratégias internacionais de competitividade; os casos da França, Estados Unidos e Japão. CIET, Rio de Janeiro, 1995.
  • ACAR FILHO, Nelson. Marketing no projetop e desenvolvimento de novos produtos; o papel do desenhista industrial. São Paulo, FIESP/CIESP, 1997.
  • ADIZES, Ichak. Os ciclos de vida das organizações. São Paulo: Pioneira, 1989.
  • ANGELO, Cláudio Felisoni de et al. Varejo Competitivo. São Paulo: Atlas, 1999.
  • BARDI, P. M. Ex cursão ao territótio do Design. São Paulo: Sudameris, 1986
  • BARROSO NETO, Eduardo (org). Desenho industrial; desenvolvimento de produtos; oferta brasileira de entidades de projeto e consultoria. Brasília, CNPq, 1986.
  • BASSI, Eduardo. Globalização de negócios. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999.
  • BAXTER, Mike. Projeto de produto, Guia prático para o design de novos produtos. 2 e. São Paulo: Edgar Blucher, 1998.
  • BNDES, CNI, SEBRAE, Relatório da Competitividade da Indústria Brasileira. Brasília, 1996.
  • BRAGA, Elizabeth Maria de Pinho. Vantagem Competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
  • BONSIEPE, Gui. Design. Do material ao digital. Florianópolis: Sebrae, 1997.
  • BONSIEPE, Gui. Teoria y práctica Del desenho industrial. Elementos para uma manulística crítica. Barcelona:
  • Gustavo Gili, 1975.
  • CNI. Design para a competitividade; recomendações para a política industrial no Brasil. Relatório Síntese. Rio de Janeiro, 1996
  • CNI, SENAI. Identificação da demanda de Design no Nordeste do Brasil. Teresina, SENAI, 1999.
  • DENIS, Rafael Cardoso. Uma introdução à história do Design. São Paulo. Edgard Blücher Ltda., 2000.
  • FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DA BAHIA. Retirado da internet no endereço http://www.fieb.org,br/bahiadesign/programa/main_programa.
  • FINEP. O QUE é Competitividade. Retirado da internet no endereço http://www.prossiga.br/Finep.
  • GOMES, João. Gestalt do objeto. Sistema de leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras, 2000.
  • MACIEL, Nahima. Retirado da internet no endereço http://ww2.correioweb.com.br/cw/ 2001-12 22/mat_25721.htm
  • MAGALHÃES, Cláudia. Curso Gestão de Design nas empresas. Salvador, ABIPTI/CNPq, 2000.
  • MORAES, Dijon de. Limites do Design. São Paulo, Studio Nobel, 1999.
  • NIEMEYER, Lucy. Design no Brasil. Origens e instalação. 3 ed. Rio de Janeiro; 2AB, 2000.
  • OLIVETTI. Desenho industrial italiano. Rio Grande do Sul, 1975.
  • ONO. Maristela Mitsuko. Design industrial e diversidade cultural; um estudo de caso na Electrolux do Brasil S.A. e Multibrás S.A. Curitiba, Dissertação apresentada como requisito parcial para a obtenção do grau de mestre, Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, 1999. PORTER, Michel E. A vantagem competitiva das nações. Rio de Janeiro: Campus, 1993.
  • REVISTA DE COMÉRCIO EXTERIOR/Informe BB. Brasília, Banco do Brasil, 2001.
  • SCHULMANN, Denis. O desenho industrial. Campinas, Papirus, 1994.
  • TERRA BRASIL. Retirado da internet no endereço http://www.terra.com.br/brasileuropa/ arteliteratura/italiabahia,htm