5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Design Digital

O Fator Cultura na Construção da World Wide Web

The Cultural Factor on the World Wide Web Construction

Resumo

Este artigo analisa o ambiente gráfico da Internet a apresenta uma reflexão acerca da hegemonia da cultura ocidental na comunicação visual da Web.

Palavras-chave:

Internet, comunicação visual, cultura

Abstract

This paper analyzes Internet’s graphical environment and presents an assessment of western culture hegemony in the visual communication of the Web.

Keywords:

Internet, visual communication, culture

Referências bibliográficas

  • CALDAS, Luiz Carlos A e MORAES, Anamaria de. O Senac na Internet: Avaliação Ergonômica de Usabilidade de Interfaces. Anais do P&D Design 2000. FEEVALE, RS, V. 2, outubro 2000. pp. 0691-0696.
  • DAMAZIO, Vera. Algumas Reflexões sobre Design, Internet e Cotidiano: Novos Tempos, Novas Atitudes, Antigas Práticas Projetuais. Anais do P&D Design 1998. Faculdade da Cidade, RJ, V. 2, outubro 1998. pp. 0657 – 0666.
  • DERRIDA, Jacques. Gramatologia. São Paulo, Perspectiva/Ed. Universidade de São Paulo, 1973, 448p.
  • DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo, Martins Fontes, 2000. 236p.
  • LUPTON, Ellen e MILLER, J. Abbott. Design Writing Research: Writings on Graphic Design. Londres, Phaidon Press Limited, 2000. 212p.
  • MEGGS, PHILIP B. A History of Graphic Design, Third Edition. New York, John Wiley & Sons, 1998. 510p.
  • MORAES, Anamaria de. Ergonomia e Interação Homem-Computador, Usabilidade de Interfaces: A Construção de uma Linha de Pesquisa. Anais do P&D Design 1998. Faculdade da Cidade, RJ, V. 1, outubro 1998. pp. 0038 – 0049.
  • PADOVANI, Stephania. Atualização Ergonômica e Recomendações para o Projeto de Sistemas Hipertextuais. In Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, Número 1, V. 5