5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Fundamentos

O jornal diário como objeto de design

Daily newspaper as design object

Resumo

O artigo identifica razões operacionais, profissionais, conceituais e epistemológicas para a exclusão histórica do jornal diário da área de atuação do designer gráfico e mostra, a partir da experiência concreta do design de notícias, que jornais diários também são objetos de design.

Palavras-chave:

design de jornais, design de notícias, delimitação epistemológica

Abstract

The article proposes the daily newspaper as design object, against operational, professional, conceptual and epistemological reasons to historic exclusion of the newspaper from the graphic design field.

Keywords:

newspaper design, news design, epistemological field

Referências bibliográficas

  • AMMES, Steven E. Elements of Newspaper Design. New York: Praeger Publishers, 1989.
  • COLLARO, Antonio Celso. Projeto Gráfico: Teoria e Prática da Diagramação. São Paulo: Summus, 1996.
  • GARCIA, Mario; ADAMS, Pegie Stark. Eyes on the news. Saint Petersburg: The Poynter Institute for Media Studies. 1991.
  • HIPPERT, André. Comunicação pessoal à autora. Dez. 2001, Rio de Janeiro. Designer, editor executivo de arte do jornal O Dia. Entrevista de aproximadamente 3 horas de duração, na redação do jornal.
  • LESSA, Washington Dias. DoisEstudos de Comunicação Visual. Rio de Janeiro: UFRJ, 1995.
  • MORAES, Ary. Comunicação pessoal à autora. novembro e dezembro de 2001. Rio de Janeiro. Designer, editor de inforgrafia do jornal O Dia. Entrevistas que totalizam aproximadamente 5 horas de duração, na redação do Jornal.
  • MORAES, Ary. Infografia: o design da notícia. Dissertação de mestrado, Departamento de Artes, PUC-Rio. 1998.
  • MORAES, Ary. Ler jornais: Reflexões sobre a significação da página. In: Estudos em Design VI-2 (p.37-46). Rio de Janeiro: 1998.
  • MORAES, Ary. O redesenho de jornais impressos e seus atores. In Estudos em Design IV-1 (p.81-88). Rio de Janeiro: 1996.
  • SILVA, Rafael Souza. Diagramação; O Planejamento Visual Gráfico na Comunicação Impressa. São Paulo: Summus, 1985.
  • TRAVANCAS, I. S.. O Mundo dos Jornalistas. São Paulo: Summus, 1993.
  • VILLAS-BOAS, André. O que é e o que nunca foi: the dub remix. Rio de Janeiro: 2AB, 1999.
  • VILLAS-BOAS, André. Utopia e Disciplina. Rio de Janeiro: 2AB, 1998.
  • VILLAS-BOAS, André. O que é [e o que nunca foi] design gráfico. Rio de Janeiro: 2AB, 1997.