5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Ensino e Pesquisa

As “plásticas”: a primeira experiência metodológica em projeto de produto

Resumo

Este artigo descreve uma experiência pedagógica realizada no curso de desenho industrial com alunos de primeiro e segundo período do ciclo básico. Metodologia e ordenação trabalhando junto com a criatividade na execução de trabalhos tridimensionais.

Palavras-chave:

ensino, método, composição bi e tridimensional

Abstract

This article describes a pedagogy experience held on a industrial design course with students. Methodology and ordenation sistem working together with criativity to do tridimentionals works

Keywords:

teaching, method, bi and tridimentional composition

Referências bibliográficas

  • CORBUSIEUR, Le. A arte decorativa de hoje, São Paulo: Martins Fontes, 1996.
  • KANDINSKY, Wassily. Curso da Bauhaus, São Paulo: Martins Fontes, 1996.
  • KANDINSKY, Wassily. Ponto e linha frente ao plano, São Paulo: Martins Fontes, 1996.
  • LOPES, Jorge e NAVEIRO, Ricardo M.O uso de modelos tridimensionais no desenvolvimento de projetos. Anais P&D Design ’98, PUC-Rio,1998.
  • MUNARI, Bruno. A arte como ofício, São Paulo: Martins Fontes, 1998.
  • MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas, São Paulo: Martins Fontes, 1998.
  • MUNARI, Bruno. Design e Comunicação Visual, São Paulo: Martins Fontes,1979.
  • WICK, Rainer. Pedagogia da Bauhaus, São Paulo: Martins Fontes, 1989.
  • WONG, Wucius. Princípios de forma e desenho, São Paulo, 1998