5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Design Gráfico

Música e design gráfico: algumas considerações

Music and graphic design: a few consideration

Resumo

Amúsica é uma das áreas onde o design gráfico atua. Designers fazem projetos para encartes de CD, revistas especializadas em música, cartazes, faixas, prospectos de shows, anúncios, livros (biografias de compositores e intérpretes, por exemplo). Uma maior compreensão da linguagem musical e a sua comparação com a linguagem visual revelam semelhanças interessantes que podem ser úteis para o desenvolvimento de trabalhos gráficos.

Palavras-chave:

música, design gráfico, interdisciplinaridade

Abstract

The music is one of the areas where the design acts. The designers make projects for CD folders, specialized music’s magazines, posters, banners, programmes of shows, advertisements, books (biographies of composers and interpreters, for example). A higher comprehension of musical language and its comparison with the visual language shows interesting analogies that can be useful to the development of graphics works

Keywords:

music, graphic design, interdisciplinarity

Referências bibliográficas

  • BERENDT, Joachin E. O jazz– do rag ao rock. São Paulo: Perspectiva, 1975. 403p.
  • BRASIL, Luiz & RITTO, Antônio. Design e gestão de organizações in Anais P&D Design 2000.
  • FEEVALE, RS, V. 2, outubro 2000. pp. 816- 826.
  • CHEDIAK, Almir. Harmonia e improvisação. V. 1. Rio de Janeiro: Lumiar, 1987. 360p.
  • DONDIS, A. Donis. Sintaxe da linguagem visual. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. 236p.
  • FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Edgard Blücher, 1990. 240p.
  • HOLLIS, Richard. Design gráfico. Uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 248p.
  • MEHUDIN, Yehudi & DAVIS, Curtis W. A música do homem. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1990. 319p.
  • MONTENEGRO,Gildo A. Ainvenção do projeto. São Paulo: Edgard Blücher, 1987. 131p.
  • NACHMANOVITCH,Stephen. Ser criativo– o poder da improvisação na vida e na arte. São Paulo: Summus, 1993. 186p.
  • VILLAS-BOAS, André. O que é [e o que nunca foi] design gráfico. 2a ed. Rio de Janeiro: 2AB, 1998. 69p.
  • WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. São Paulo: Cia das Letras/Círculo do Livro, 1989. 253p