5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Design Digital

Design gráfico em telejornalismo

Graphic design in news programs

Resumo

O artigo apresenta um histórico da implantação dos telejornais no Brasil, iniciando uma discussão sobre a importância do design gráfico televisual e suas influências. A autora apresenta uma proposta de estudo dos selos do Jornal Nacional como forma de traçar um percurso histórico do design gráfico televisual no país.

Palavras-chave:

televisão, design gráfico televisual, imagem eletrônica

Abstract

The article provides a brief historic of the development of tv news in Brazil, it leading to a discussion about the importance of graphic design for television and its influences. The author proposes a study of the over-the-shoulder illustrations of the Jornal Nacional news program within an historic process of graphic design in brazilian television.

Keywords:

television, video graphic design, eletronic image

Referências bibliográficas

  • AUMONT, Jacques. A Imagem. 3a. ed. Campinas: Papirus, 1993. 317 p. (Coleção Ofício Arte e Forma)
  • BERGER, John. Modos de Ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. 165 p.
  • DIZARD JR, Wilson. A Nova Mídia – a comunicação de massa na era da informação. 3a ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000. 324 p.
  • ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 1970. 387 p.
  • HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1992.
  • JORNAL NACIONAL. Histórico. Disponível em: .
  • MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: Senac, 2000. 244 p.
  • O GLOBO. Anúncio do Jornal Nacional, Rio de Janeiro: Ed. O Globo, p. 14, 16 set. 2001
  • PIGNATARI, Décio. Signagem na Televisão. 2a ed. São Paulo: Brasiliense, 1984.
  • REZENDE, Guilherme Jorge de. Telejornalismo no Brasil – um perfil editorial. São Paulo: Summus, 2000. 291 p.
  • RONDELLI, Elizabeth. Realidade e ficção no discurso televisivo. IMAGENS, Campinas: Unicamp, v.8, p.26-35, mai./ago. 1998.
  • SANTAELLA, Lúcia. Três paradigmas da imagem: gradações e misturas. In: OLIVEIRA, Ana Claudia;
  • FECHINE, Yvana (Org.). Imagens Técnicas, São Paulo: Hacker Editores, 1998. p. 167-178.
  • SANTAELLA, Lucia e NÖTH, Winfried. Imagem. Cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Editora Iluminuras 2001.
  • SILVA, Carlos Eduardo da. Muito além do jardim botânico – um estudo sobre a audiência do Jornal Nacional da Globo entre trabalhadores. São Paulo: Summus 1985. 161 p.
  • MELLO E SOUZA, Cláudio. JN - 15 anos de história. Rio de Janeiro: Rede Globo de Televisão, 1984. 351 p.
  • VILLAS-BOAS, André. O que é [e o que nunca foi] design gráfico. Rio de Janeiro: 2AB Editora, 1997, 2000. 70 p.
  • WINSTON, Brian. Technologies of seeing. Photography, Cinematography and Television. Great Britain: British Film Institute, 1996. 143 p.