5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Gestão

Gestão em Design – uma estratégia de competitividade

Deign Management – a competitivness strategy

Resumo

O objetivo deste trabalho é estudar a gestão de design como diferencial para o desenvolvimento das organizações modernas, considerando metodologia, ferramentas de qualidade e técnicas de design, como também, marketing, administração e produção. Pretende ainda mostrar que o design precisa assumir um papel decisivo na definição do mercado, necessidades do consumidor, atributos dos produtos e serviços e até mesmo no atendimento pós-venda

Palavras-chave:

Gestão, Design, Qualidade

Abstract

The objective of this work is to study the design administration as differential for the development of the modern organizations, considering methodology, quality tools and design techniques, as well as, marketing, administration and production. It still intends to show that the design needs to assume a decisive paper in the definition of the market, the consumer's needs, attributes of the products and services and even in the after-sales attendance.

Keywords:

Administration, Design, Quality

Referências bibliográficas

  • ARANTES, Nélio. Sistemas de gestão empresarial: conceitos permanentes na administração de empresas válidas. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1998.
  • BATTAGLINI, Sandra The Canadian corporate "bradscene"; 1999 corporate brading & business survey. News from the Design Management Institute. Issue 6, Volume XI, Nov/Dec 1999 p. 8
  • BAXTER, Mike Projeto de produto; guia prático para o desenvolvimento de novos produtos. Tradução: Ítiro Iida. 1. Ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1998.
  • CAMP, Freddy Van. Gestão de design em empresas brasileiras. Salvador: Seminário Tecnologias de Gestão: Tendências e Desafios, 2000
  • CASAROTTO FILHO, Nelson et. ali. Gerência de projetos. 1 ed. Florianópolis: Decisoft, 1992
  • CNI, et alii. A importância do design para sua empresa. Brasília, 1998
  • COUTO, Rita M. & OLIVEIRA, Alfredo J. Formas do design; por uma metodologia interdisciplinar. 1 ed. Rio de Janeiro : 2AB, 1999.
  • DMI, et alii. 18 views on the definition of design management. Summer Executive Perspective, 1998
  • ESCOREL, A. L. O Efeito Multiplicador do Design. Senac, 2000 p. 62-69
  • GIERKE, Martin. Relevant Job Descrition News from the Design Management Institute. Issue 1, Jan/Feb 2000 Volume XII p. 3
  • MAGALHÃES, Claudio. Curso de Gestão de Design nas Empresas-Salvador. Programa Bahia Design IEL/FIEB, Bahia, 2000.
  • MORAES, Dijon de. Limites do Design... 1 ed. São Paulo; Studio Nobel, 1997.
  • MUNARI, Bruno Das coisas nascem as coisas Tradução: José Manuel de Vasconcelos. 1. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
  • PUERTO, Henry Benavides. Design industrial e inovação tecnológica; coletânea de idéias para construir um discurso. 1 ed. Bahia: Gráfica da Bahia, 1999.
  • RUTKOWISK, Jacqueline E. Refletindo Sobre o QFD. UFMG-DEP/ESC. ENGENHARIA, Minas Gerais, s.d.
  • SANTOS, Flávio Anthero & MEDEIROS, Estevão Neiva. Design: Um diferencial de qualidade. COPPE/UFRG - Engenharia de Produção. Rio de Janeiro, s.d.
  • SERRALVO, Francisco Antônio & NETO, Samuel Pfromm. Redesenho de Processos: Caminho para Inovação. São Paulo: Revista da ESPM, Vol 5, nº 12, Março-Abril/1998.
  • SEVERINO, Antônio J. Metodologia do Trabalho Científico. 20 ed., ver. Amp. São Paulo, Cortez Editora, 1996. 227p.
  • SOUZA, Pedro de. Notas para uma história do design. 1 Ed. Rio de Janeiro: 2AB, 1998.
  • TEDESCHI, Paolo. Desenho Industrial. Nobel, 1968 p. 7-15.