5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Semiótica

O espectro simbólico

The simbolic spectrum

Resumo

Por estar impregnada de informação, abordaremos a importância do estudo da cor como signo para aplicações em comunicação visual. No meio ambiente compartilhamos os significados associativos da cor das árvores, do céu e muitos outros, sendo as cores estímulos comuns a membros de uma mesma cultura. A eficácia de peças de comunicação visual pode ser influenciada pela identificação desses significados.

Palavras-chave:

design, cor, significação

Abstract

Color carries a great amount of information. On this paper we will discuss the need to study color as a sign to be used on visual messages. On the natural environment we share associative meanings of the color of trees, the sky and many others, as color have the same meaning to members of the same culture. The efficiency of a visual message may be strongly influenced by the identification of those meanings.

Keywords:

design, website, signification

Referências bibliográficas

  • ARNHEIM, Rudolf. Arte y Perceprción Visual. Ed. Universitária. Buenos Aires, 1978
  • CAIVANO, José Luis - La significación del color: Semiótica y teoría del color Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo, Universidad de Buenos Aires, y CONICET - ARGENCOLOR 1994, SEGUNDO CONGRESO ARGENTINO DEL COLOR 1994 http://www.fadu.uba.ar/sicyt/color/94.htm –download em 10 dez. 2001.
  • DA VINCI, Leonardo, Tratado de Pintura 1452-1519 - http://pinturesneus.com/paginadeayudas001.htm download em 23 jan 2002
  • DREYFUSS, Henry, Symbol Sourcebook, Van Nostrand Rhineholt, New York, 1966 apud MARCUS; 1999. http://zing.ncsl.nist.gov/hfweb/proceedings/marcus/ 1999 consulta em12-11-01.
  • DONDIS, Donis A. A Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
  • FLOCH, Jean Marie - Semiotics, Marketing and Comunnication –Beyond de Signs, the Strategies, Palgrave,
  • New York, 2002. Http://www.colormatters.com/colortheory.html dowload 23 jan 2002 Http://www.newsartesvisuales.com/color1.htm Instituto Artes Visuales - Jerez, España, 2002
  • MCCANN, John J. Simultaneous contrast and color constancy: signatures of human image processing. information – In – DAVIS, Steven.(editor).Color perception: philosophical, psychological, artistic and computational perspectives. pp 88-101. New York: Oxford university press, 2000.
  • RICCÓ, Dina. Sinestesie per il design. Milano: Etas Libri, 2001.
  • SANTAELLA, Lucia e NÖTH, Winfried -Imagem, cognição, semiótica, mídia, Iluminuras, São Paulo, 1997.
  • SANTAELLA, Lucia. A teoria geral dos signos: como as linguagens significam as coisas. Ed. Pioneira, São Paulo. 2000.
  • TISKI-FRANCKOWIAK, Irene. Homem, comunicação e cor. São Paulo: Ícone editora, 1997.
  • WOLFMAIER, Thomas G. Designing for the Color-Challenged: A Challenge - Human-Compute Interaction Resources Network consulta em 5 jan 2002.
  • SHAFER, Steven A. e MAXWELL, Bruce A. Color as a carrier of physical information – In – DAVIS, Steven.(editor).Color perception: philosophical, psychological, artistic and computational perspectives. pp 52-71. New York: Oxford university press, 2000.