5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Comunicação

A composição visual e a construção do significado no jornalismo impresso

The visual composition and building meaning in the printing press

Resumo

O caráter semântico da notícia e a sua estrutura visual devem conquistar o leitor. O presente artigo demonstra que o discurso verbal e não-vebal da mídia impressa devem ser construídos baseado na linguagem adequada de cada público. A estrutura gráfica deve atuar como discurso para construir uma rede encadeada de significação.

Palavras-chave:

Design, composição e comunicação

Abstract

The semantic aspect of the news and its visual structure should appeal to the reader. According to the present article, verbal and non-verbal language of the printing press, should be built according to each section of the public. The graphic structure should work as a language that constructs a meaning link.

Keywords:

Design, composition and communication

Referências bibliográficas

  • ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual. Uma psicologia da visão criadora. 12ª ed. São Paulo: Pioneira: Editora da Universidade de São Paulo, 1997.
  • DONDIS, Donis A sintaxe da linguagem visual. 2a. ed. São Paulo: Martins Fontes,1997.
  • COELHO NETTO, J. Teixeira. Semiótica, Informação e Comunicação. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 1999
  • FERRARA, Lucrécia D’Alléssio. Leitura sem palavras. São Paulo: Ática, 1997
  • FERRARA, Lucrécia D’Alléssio. A estratégica dos signos. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1981.
  • MOLES, Abraham. O Cartaz. São Paulo: Perspectiva, 1987.
  • MOLES, Abraham. Teoria da informação e percepção estética. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1978.
  • NOJIMA, Vera Lúcia. Comunicação e leitura não verbal. In Formas do Design, por uma metodologia interdisciplinar. Rio de Janeiro: 2AB:PUC-RIO, 1999.
  • OSTROWER, Fayaga. Criatividade e processos de criação. 6.ed. Petrópolis: Vozes, 1987.
  • SILVA, Rafael Sousa. O Planejamento Visual Gráfico na Comunicação Impressa. Summus, 1985.
  • SANTAELLA, Lucia & NOTH, Winfried. Imagem. Cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 1999.
  • VILLAS-BOAS, André. O que é (e o que nunca foi) design gráfico. Rio de Janeiro, 2A Editora, 1997.